Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 28 de Março de 2011 às 13:35

    Imprimir


Com a economia aquecida, as empresas brasileiras se esforçam para pinçar jovens talentos no mercado antes que a concorrência o faça. E os programas de trainee têm sido uma ferramenta cada vez mais utilizada.

O número de processos desse tipo mais que dobrou no país nos últimos dez anos, de acordo com levantamento feito para a Folha pela Cia de Talentos, uma das maiores no ramo de recrutamento de jovens. O total saltou de 80, em 2000, para 200, em 2010.

Além disso, mais empresas têm optado por realizar as seleções no primeiro semestre, e não no segundo.

Em 2000, apenas 10% dos clientes da Cia de Talentos que abriram programas de trainee promoveram as seleções nos primeiros seis meses do ano. Em 2010, foram 37%. E, em 2011, a fatia deve superar 40%.

"A concorrência entre as empresas pelos candidatos no primeiro semestre é menor", diz Carla Esteves, sócia da Cia de Talentos. "Depois do meio do ano, os jovens chegam a participar de dez processos ao mesmo tempo." Tantas possibilidades, dizem as empresas, deixam os candidatos mais dispersos.

"Os jovens chegam pouco focados, sem refletir sobre a escolha da companhia ou do segmento", diz Lilian Gordon, diretora de RH e de marketing do Banco ABC, que abriu sua primeira seleção de trainees no segundo semestre de 2007 e, em 2010, transferiu o processo para a primeira metade do ano.

No ano passado, a seleção do banco começou em maio. "No 1º semestre, com menos opções de processos seletivos e, geralmente, com a faculdade já concluída, os candidatos estão mais concentrados," completa.

Em três anos de programa, o banco investiu R$ 1 milhão.

Mas candidatos que se formam no meio do ano, diz a Cia de Talentos, também podem ser alvo de programas no 1º semestre. Conforme o processo seletivo, quando começam de fato na empresa, já tiraram o diploma.

Só essa companhia de recrutamento tem cadastrados 15.800 estudantes que devem se formar no próximo mês de julho.

Lojas Renner, Alstom e Souza Cruz também selecionam trainees no 1º semestre. Assim como o ABC, a Renner antecipou o processo a partir de 2008, com inscrições abertas de abril a maio.

O programa da Souza Cruz, cujas inscrições terminam hoje, é voltado a candidatos com conhecimentos mais técnicos (como em química e engenharia) e segue em paralelo ao já realizado no fim do ano pela empresa, de caráter mais gerencial.

A Alstom optou pelo 1º semestre desde que adotou o programa, em 2008. As inscrições vão de dezembro do ano anterior a janeiro do ano em que o programa começa.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/97540/visualizar/