Repórter News - reporternews.com.br
Variedades
Segunda - 28 de Março de 2011 às 09:24

    Imprimir


O primeiro e mais influente blogueiro da China, Isaac Mao, falou à rede de televisão CNN sobre a situação da internet no país dele. Para Mao, na China, a censura na web funciona como "uma cobra comendo a própria cauda".

Isaac Mao é reponsável pela Isaac Technology e é membro do Centro Berkman para Internet e Sociedade da Universidade de Harvard, nos EUA. Ele começou a blogar em 2002, na China, e é conhecido por exercer a função de blogueiro por de trás da "Grande Muralha" que o governo chinês impõe ao conteúdo online. "Eu acho que o problema para o país inteiro é que se censurarmos mais e mais palavras, nós vamos impedir o país de alcançar mais e mais inovações", rebateu Mao sobre as restrições impostas a todos os chineses.

Mao é crítico ferrenho da postura do governo da China, mas não se deixa abater pela maneira como funciona o sistema. "Nós podemos fazer várias coisas neste ambiente hostil, porque as pessoas encontram diversas maneiras criativas para burlar a censura. Se elas não podem falar sobre a revolução Jasmine, elas falam sobre o chá de jasmine", exemplificou.

Em relação à briga da China com o Google após a empresa denunciar o país por censurar resultados de pesquisa, Mao classificou o caso como um teste para a população chinesa. "Eu acho que o governo chinês está tentando deminuir a comunicação das pessoas, e está tentando desacelerar o fluxo de informação na China", afirmou.

De acordo com a CNN, o ambiente online da China é um dos mais restritos do mundo. Dezenas de verbetes e expressões são expressamente retiradas das pesquisas em sites de busca, como "Empty Chair", que se refere ao dissidente Liu Xiao Bo, além das palavras "sexo" e "protesto", por exemplo.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/97582/visualizar/