Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 25 de Março de 2011 às 17:24

    Imprimir


Alberto Pizzoli/25.03.2011/AFP
Caças italianos se preparam para pousar na base de Trapani Birgi, na Sicília, após missão na Líbia
Caças italianos se preparam para pousar na base de Trapani Birgi, na Sicília, após missão na Líbia

A Otan (aliança militar do Ocidente) designou nesta sexta-feira (25) o tenente-general canadense Charles Bouchard para dirigir as operações na Líbia. A medida é necessária para colocar em prática uma zona de exclusão aérea sob o mandato da ONU (Organização das Nações Unidas) e fazer respeitar o embargo de armas.

Uma coalizão liderada por Reino Unido, França e Estados Unidos lançou uma operação há sete dias na Líbia, mas Washington e outros membros da aliança querem que a Otan tome as rédeas o quanto antes.

As críticas do único país muçulmano da organização, Turquia, e a preocupação da França, em relação à liderança política da intervenção, atrasaram a decisão.

Depois de dias de árduas negociações, os embaixadores da Otan voltarão a se reunir domingo para decidir sobre o comando de todas as operações.

Zona de exclusão deve durar três meses

O planejamento da Otan para a operação da zona de exclusão aérea na Líbia estima que a missão terá duração de três meses, podendo ser mais ou menos tempo.

O mandato da ONU (Organização das Nações Unidas), aprovado pelos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) nesta quinta-feira (24), vai envolver dezenas de aviões dos 28 países integrantes da aliança militar e deve começar na próxima semana.

Enquanto isso, disse ela, "a operação da coalizão vai continuar a pressionar o regime líbio". Nesta sexta-feira, aviões de combate ocidentais continuaram a atacar as forças do ditador Muammar Gaddafi, que controla há mais de 40 anos o país.

O objetivo da missão da Otan é fechar o espaço aéreo líbio para todos os voos, com exceção a voos de ajuda humanitária autorizados, e proibiria aviões tanto das forças de Gaddafi como de seus adversários, segundo o oficial Geoffrey Booth.

- Zonas de exclusão aérea são imparciais. Não há voos autorizados para esta área.

Os aviões de guerra ocidentais atingiram forças terrestres líbias em uma cidade estrategicamente importante no leste, dando sequência a uma campanha de quase uma semana que ainda não desferiu um golpe fatal nos tanques e na artilharia de Gaddafi.
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/97754/visualizar/