Fraga assume com promessa de priorizar Empaer e tenta evitar crise
O secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, José Domingos Fraga (DEM), assumiu o cargo na manhã desta sexta-feira (25) e, na tentativa de evitar uma crise, já prometeu priorizar o setor de extensão rural, valorizando a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). Além disso, o deputado licenciado aproveitou para pedir ajuda dos grandes produtores para dar melhores condições aos pequenos agricultores.
“Não adianta investir na agroindústria se não se investir na extensão rural e assistência técnica, para garantir aos pequenos produtores melhores condições de produção. Quero levar a assistência às propriedades dos 141 municípios para realizar a transferência de tecnologia e assim fazer cumprir o nosso papel. Quero a Empaer marcando presença nas propriedades”, discursou na solenidade de posse.
O secretário propôs ainda que a Assembleia Legislativa crie uma Frente Parlamentar da Extensão Rural. A medida anunciada por Zé Domingos deverá acalmar os ânimos dos servidores da Empaer, que há anos denúncia o abandono do órgão e reclamam da falta de valorização do profissional. Na quarta-feira o órgão já havia anunciado o processo seletivo para contratação de cinco profissionais, que deverão atender 350 propriedades na cidade de Chapada dos Guimarães.
A valorização da agricultura familiar foi uma das promessas do governador Silval Barbosa (PMDB), que chegou a estudar a possibilidade da criação de uma pasta somente para o segmento, mas acabou apenas agregando valor à secretaria adjunta que existia na antiga Seder.
Domingos também fez questão de ressaltar que não deixará o setor produtivo de lado e prometeu participar das discussões sobre a renegociação das dívidas e Código Florestal. “Quero estar envolvido com todos os setores e não podemos segregar os grandes dos pequenos. Por isso, quero aqui pedir o apoio do setor produtivo, dos grandes produtores, para ajudar os pequenos”, ressaltou.
A ida de Domingos para a Sedraf foi marcada por muita discussão. Isso porque, Silval fez o convite ao deputado na tentativa de acomodar o ‘amigo’ Gilmar Fabris (DEM), que mesmo sendo filiado ao DEM,que apoiou o ex-prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB) nas eleições de 2010, fez campanha para o peemedebista.
Porém, Fraga não estava disposto a apenas esquentar cadeira e reivindicou autonomia na pasta. Uma carta de reivindicação feita pelo Democratas foi enviada ao governador, que acatou alguns pedidos e após quase três meses de discussão, Domingos assume a pasta, antes gerida por Jilson da Silva.
O ex-secretário poderá continuar na pasta como adjunto, porém com o objetivo de atrair recursos federais para o Estado, podendo ficar mais em Brasília do que no Estado. Porém, o fato ainda não foi confirmado, existe apenas uma conversa sobre o assunto.
Comentários