Repórter News - reporternews.com.br
Entretenimento
Sexta - 25 de Março de 2011 às 13:48

    Imprimir


Em clima de homenagem e reconhecimento, sete indústrias de Mato Grosso receberam o Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho (PSQT) na noite desta quinta-feira (24/3), no auditório do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), em Cuiabá. A vibração de empresários e trabalhadores das empresas vencedoras que estavam na torcida demonstrou que o envolvimento de todos foi recompensado e fundamental para tais conquistas. Após a entrega das premiações, os convidados assistiram à palestra do especialista em Recursos Humanos, Professor Gretz, que abordou, de forma bem humorada, fatores importantes que levam ao sucesso pessoal e de um negócio.

Com um novo formato, o PSQT foi dividido em seis categorias: Cultura Organizacional; Gestão de Pessoas; Ambiente de Trabalho Seguro e Saudável; Educação e Desenvolvimento; Desenvolvimento Socioambiental e Inovação. As empresas concorreram nos portes Micro e Pequena; Média e Grande Empresa, em cada área avaliada.

Na categoria "Ambiente de Trabalho Seguro e Saudável" foram vencedoras as indústrias de Cuiabá Plastibras (micro e pequena empresa) e a Rexam Amazônia (grande empresa). Em "Desenvolvimento Socioambiental", a Refrigerantes Marajá, de Várzea Grande (média empresa) conquistou o segundo lugar e as indústrias Fiagril, de Lucas do Rio Verde (micro e pequena empresa) e a Vitória Régia Água Mineral, de Dom Aquino (média empresa) foram as vencedoras.

A categoria "Educação e Desenvolvimento" teve como vencedoras a Milanflex, de Cuiabá (micro e pequena empresa) e a Vitória Régia Água Mineral (média empresa). A Refrigerantes Marajá foi a segunda colocada nesta categoria. Em "Cultura Organizacional", a melhor prática foi da Guavirá Industrial e Agroflorestal, de São José do Rio Claro. A indústria do setor de base florestal foi a única de Mato Grosso classificada para concorrer, junto com empresas de todo o país, na fase nacional do PSQT. Os vencedores nacionais serão conhecidos no dia 5 de abril, em São Paulo, durante o Fórum HSM Gestão e Liderança.

O presidente em exercício do Sistema Fiemt, José Carlos Job, agradeceu aos participantes do prêmio e parabenizou as indústrias homenageadas da noite. "Iniciativa como o PSQT, realizada em todo o país, estimula melhorias na gestão e reconhece as boas práticas de empresas que se diferenciam no mercado", pontuou. Para o superintendente do Sesi-MT, José Carlos Dorte, o desenvolvimento e a valorização do capital humano são fundamentais para o crescimento das empresas e frisou que o trabalho do Sesi-MT é oferecer soluções para que as indústrias atinjam este objetivo.

Confira as práticas das indústrias vencedoras do PSQT em Mato Grosso:

MICRO E PEQUENA EMPRESA – Na categoria Ambiente de Trabalho Seguro e Saudável, a Plastibrás foi a vencedora com a prática "Segurança é Saúde", que proporcionou a realização de diversas melhorias no ambiente de trabalho, entre elas a redução do barulho, do calor, organização do local de trabalho, oferta de cursos e palestras de conscientização para funcionários e projeto contra incêndio. "Prezamos pela segurança de nossos funcionários, pois sabemos que isso é fator fundamental para a empresa", afirmou o diretor Adilson Valera Ruiz.

Em Desenvolvimento Socioambiental, a Fiagril conquistou o primeiro lugar com o projeto "De Olho no Óleo". A iniciativa conscientiza a população a entregar o óleo de cozinha usado para ser transformado em biodiesel, pela empresa, evitando o descarte incorreto do produto e a contaminação do meio ambiente. "Implantamos o projeto em 2009, em Lucas do Rio Verde, e a iniciativa deu tão certo que estendemos para outros municípios como Sinop e Nova Mutum", explicou o presidente executivo da Fiagril, Miguel Vaz Ribeiro.

Na categoria Educação e Desenvolvimento, a prática "Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA)" rendeu à Milanflex a primeira colocação. Buscando a valorização e o desenvolvimento de seu capital humano, a indústria investe na qualificação de seus funcionários oferecendo oportunidades que estimulam a elevação do grau de escolaridade. "O mercado cada vez mais competitivo exige profissionais preparados e com aprendizagem contínua. Na Milan esta realidade não é diferente, por isso promovemos ações que tenham esta finalidade", disse o diretor Gilmar Milan.

MÉDIA EMPRESA – Com um programa que incentiva os funcionários a serem mais participativos nos processos de melhorias da qualidade e da produtividade da empresa e, como recompensa, compartilha um percentual do seu faturamento bruto com todos os envolvidos, a Guavirá conquistou o primeiro lugar com a prática "Programa de Participação Guavirá (PPG)". Implantado em 2003, o programa garantiu à Guavirá a classificação para a fase nacional do PSQT. "Este reconhecimento do Sesi é uma grande honra que nos motiva a melhorarmos cada vez mais nossa gestão. Ter sido a única indústria de Mato Grosso classificada para concorrer com empresas de todo o país mostra que estamos no caminho certo", concluiu o diretor presidente da Guavirá, João Carlos Baldasso.

A indústria Vitória Régia Água Mineral, detentora da marca Puríssima, conquistou o primeiro lugar em duas categorias: Desenvolvimento Socioambiental e Educação e Desenvolvimento. Com a prática "Educação Ambiental", a empresa preserva o ambiente em que está localizada por meio da conscientização de funcionários, visitantes e produtores da região; plantio de árvores nativas, frutíferas e ornamentais; tratamento dos efluentes; reciclagem e coleta seletiva de lixo. Na área de educação, a Puríssima incentiva a qualificação e o desenvolvimento de seus funcionários proporcionando cursos, palestras e treinamentos constantes. "Quero creditar este prêmio tão importante a todos os nossos colaboradores, que sempre estiveram envolvidos e engajados em nossos propósitos e que fazem da Puríssima a empresa que é hoje", disse o diretor superintendente, Wilmar Franzner. A Refrigerantes Marajá ficou em segundo lugar nas mesmas categorias com as práticas "Saudável por Natureza" e "Programa Crescer na Marajá".

GRANDE EMPRESA – Na categoria Ambiente de Trabalho Seguro e Saudável, a Rexam foi a grande vencedora com a prática "Programa Comportamento Legal". Iniciado em 2009, o programa tem o objetivo de incentivar o comportamento seguro no trabalho, preservando a integridade física do trabalhador, identificando os comportamentos adequados e aqueles que podem representar riscos à segurança. Segundo o gerente de produção da Rexam, Vito Hebert Simões Gontijo, o programa ajudou a reduzir as taxas de acidentes, dos custos, maior adesão de todos os trabalhadores, entre outros. "O PSQT representa uma oportunidade de melhoria contínua no trabalho e incentiva-nos a buscar cada vez mais os aspectos de segurança em nossa unidade", finalizou.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/97799/visualizar/