A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, convidou a atual presidente da Caixa Econômica, Maria Fernanda Ramos Coelho, para ocupar uma diretoria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A cadeira a ser ocupada por Maria Fernanda, que desde o início de 2006 é responsável pelo principal posto do banco público, é para uma diretoria da instituição em Washington. Maria Fernanda aceitou o convite e entregou sua carta demissão ao Ministro da Fazenda, Guido Mantega na última quarta.
Mais cedo, questionada pelo Terra sobre a saída de Maria Fernanda da Caixa, a presidente Dilma Rousseff havia se limitado a dizer para "aguardar" os desdobramentos do caso. Atualmente o BID é a principal fonte de financiamento para o desenvolvimento de países da América Latina e do Caribe. Os acionistas da instituição são 48 países membros, entre eles o Brasil.
Como presidente da instituição, Maria Fernanda apoiou a criação CaixaPar e a consequente compra de uma participação no Banco PanAmericano, cujo rombo foi descoberto com atraso pelo Banco Central.
Ainda não foi decidido qual diretoria do BID Maria irá ocupar em a data em que começa a exercer a nova função.
Comentários