Sindicato do vestuário define pautas de reivindicação
O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Vestuário de Mato Grosso (STIVET) reuniu os trabalhadores no último domingo (20) para definir as pautas de reivindicação dos trabalhadores do setor para a negociação coletiva 2011.
Entre as reivindicações estão os reajustes diferenciados para os salários dos cerca de 2.500 trabalhadores de todo o Estado. O iniciante, por exemplo, passaria de R$ 528,00 para R$ 633,60. Iniciantes são trabalhadores contratados para prestar serviços de Auxiliar de Produção, sem experiência.
A assembleia aconteceu na sede da Federação dos Trabalhadores na Indústria de Mato Grosso (FETIEMT), entidade à qual o STIVET é filiado. Participaram da assembléia o presidente da FETIEMT, Ronei de Lima, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Cerâmicas, Olarias, Artefatos de Cimento, Amianto, Mármore, Granito e Similares do Estado de Mato Grosso, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Material Plástico de Mato Grosso e Sindicato dos Técnicos em Saúde e Segurança do Trabalho.
Ronei de Lima conduziu as discussões. “Esta categoria é formada 90% por mulheres. Entre as empregadoras, as mulheres também são a maioria, então buscamos sempre um diálogo para priorizar as mulheres”, explicou a presidente do sindicato da categoria (STIVET), Claudete Azevedo.
Entre as reivindicações estão a cesta básica, o café da manhã no local de trabalho e que o valor pago como hora extra suba de 50% para 70% sobre o salário. A FETIEMT representa 16 sindicatos.
Comentários