Repórter News - reporternews.com.br
Entretenimento
Terça - 22 de Março de 2011 às 11:11

    Imprimir


Vida e morte, preconceito, complexo racial, violência e paixões. Estes são os temas presente na obra de Nelson Rodrigues, que valorizados e apresentados de forma poética dão o tom a montagem da peça Anjo Negro, realizada pela Cia Teatro Mosaico no Espaço Cênico do Cine Teatro Cuiabá. São três apresentações: sexta-feira (25.03), às 20h, sábado (26.03), às 20h, e domingo (27.03), às 19h.

Repleto de brasilidade e miscigenação racial, Anjo Negro traz a historia de Ismael, homem rico, poderoso e de pele negra que possui violentamente Virgínia, uma mulher linda e de pele branca. Casados contra a vontade de Virgínia, o casal trava um embate: sempre que grávida de Ismael, Virginia vinga-se de sua condição assassinando cada filho negro que nasce do seu ventre. Ela então conhece Elias, um homem branco, cuja paixão à primeira vista impulsiona nela o desejo e coragem para se tornar livre.

Segundo o grupo, a dualidade de Anjo Negro é sintetizada já em seu título, onde estão presentes uma gama de signos que são desvelados e se desdobram ao longo da trama. No enredo, a ambigüidade dos temas tratados pela obra rodrigueana fica evidentes e expõe o contexto brasileiro na época em que a peça foi escrita, década de 40.

Ainda segundo o grupo, a cenografia, de Antônio de Pádua, foi imaginada de forma funcional e simbólica, abrindo mão de uma ambientação realista conforme as indicações do próprio autor. Em cena o elenco contará apenas com uma estrutura que remeta a uma cama de casal, com cerca de dois metros de altura. Assim como o duplo sentido do próprio título da peça, este cenário simbolicamente se multiplica em várias outras metáforas e ambientes. O cubo de ferro ora é uma cama de casal, ora um mausoléu, ora um andor de santo em procissão.

 Já nos figurinos, a concepção de Pedro Lacerda trouxe referências míticas para criar indumentárias sofisticadas e visualmente marcantes, que estejam de acordo com as imagens construídas pelo autor, mas com uma leitura atemporal. As vestes procuram não limitar a movimentação e o gestual dos intérpretes e também apresentam uma funcionalidade cênica, pois o elenco interpreta diversos papéis.

Na iluminação cênica, César Germano utilizou cores e efeitos que remetem aos raios de sol perpassando os vitrais de uma catedral. Ainda somando aos aspectos religiosos da obra, as músicas do espetáculo são ladainhas de procissões e cantos sacros. Toda a sonoplastia é realizada ao vivo pelos próprios atores, utilizando instrumentos melódicos, percussivos, e objetos alternativos como ferros, vidros ou madeira.

Com encenação e direção de Sandro Lucose, a peça neste ano conta a participação especial dos atores Deo Garcez que participou das novelas Escrava Isaura e O Cravo e a Rosa, e Joana Seibel que filmou O Vestido de Noiva e Se Eu Fosse Você. Segundo Sandro, os três espetáculos deste fim de semana marcam o lançamento da turnê nacional 2011 que será realizada pelo grupo. “Nos dias 6 e 7 de abril já estaremos em Curitiba para duas encenações”, lembra. As apresentações também são parte da Semana de Teatro, “comemorações entre os dias 20 de março - Dia Nacional Mundial do Teatro para Infância e Juventude, e 27 de março - Dia Mundial do Teatro”.

Os ingressos para o espetáculo estão à venda na bilheteria do Cine Teatro Cuiabá, a partir desta terça-feira, das 14h às 18h. Na sexta-feira, sábado e domingo, a venda inicia às 14h e segue até o inicio das apresentações. O valor é 20 reais inteira e 10 reais a meia entrada.

O grupo

A Cia Teatro Mosaico tem 14 anos, tendo surgido no Rio, onde o ator e diretor Sandro Lucose se formou em Artes Cênicas pela UniRio. De volta à terra natal, Lucose trouxe o Mosaico, consolidando assim o grupo e estimulando a profissionalização do teatro em Mato Grosso. O grupo tem um amplo repertório continuado, ministra oficinas de iniciação teatral e musicalização em diversos municípios do Estado, e tem no currículo vários prêmios nacionais.

Serviço:

Espetáculo “Anjo Negro”
Cia de Teatro Mosaico
25 de março, sexta-feira, às 20h.
26 de março, sábado, às 20h.
27 de março, domingo, às 19h.
Ingressos: bilheteria do Cine Teatro.
Valor: 20 reais e 10 reais (meia).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/98283/visualizar/