Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 22 de Março de 2011 às 09:38

    Imprimir


O comitê de premiação do Japan Institute of Plant Maintenance (JIPM) acaba de conceder o Prêmio TPM (Manutenção Produtiva Total), em Tóquio, a dez unidades da Eletrobras Eletronorte. Trata-se da maior premiação concedida a uma empresa de geração e transmissão de energia elétrica no mundo. “Nós tivemos dois grandes destaques: o número de unidades aprovadas e a introdução de inovações no processo metodológico. A premiação é um reconhecimento aos esforços das diversas equipes em aumentar a produtividade, reduzindo as perdas técnicas e as perdas financeiras”, declara o diretor de Produção e Comercialização, Wady Charone, que fez a palestra de abertura da cerimônia.

No evento, foram premiadas as unidades regionais do Pará, Maranhão, Amapá, Mato Grosso, Rondônia, Tocantins e Roraima, além das usinas hidrelétricas Tucuruí, Samuel e Curuá-Una. Tucuruí já está na classe especial e deverá, daqui a dois anos, concorrer à mais elevada premiação concedida pelo JIPM, a Classe Mundial. Participaram também da premiação os engenheiros Antônio Augusto Pardauil, superintendente de Produção Hidráulica, representando as unidades geradoras da Empresa, e Airton Leopoldo Hass, gerente Regional da Transmissão do Pará, representando as unidades transmissoras.

Na abertura do evento, Wady Charone apresentou um trabalho dividido em três partes. A primeira apresentava a Empresa e a sua organização estrutural. A segunda parte apresentava o motivo de se utilizar a metodologia TPM e a terceira mostrou a forma inovadora com que a metodologia está sendo aplicada.

O trabalho destacou três pilares chaves: Melhoria Específica; Manutenção da Qualidade do Produto e Gestão Antecipada. Foi demonstrado o processo de interação das equipes de trabalho de cada pilar específico (Manutenção Autônoma, Manutenção Planejada, Educação e Treinamento, Meio Ambiente, Saúde e Segurança, Administrativo) com os pilares-chave. “O resultado dessa integração forma o Pilar de Sustentabilidade da Empresa”, explica Charone.

 
Melhorias

Um dos requisitos para o sucesso da aplicação do TPM é o ciclo de melhorias contínuas (lopping infinito). O desafio é fazer com que haja uma uniformidade na aplicação da metodologia em todas as instalações da Empresa. “Nós temos instalações que estão distantes de outras na aplicação do processo TPM. O nosso foco será colocar as instalações que estão com baixo rendimento em programas de aceleração para dimunir a distância de qualidade que atualmente existe entre elas”, opina Charone.

A repercussão do trabalho foi bastante positiva. Tanto, que o professor Suzuki, um dos fundadores da metodologia TPM, e auditor principal, pediu permissão para utilizar a apresentação feita por Charone num evento que ocorrerá na Alemanha. “É o nome da Eletrobras Eletronorte sendo divulgado como exemplo para o mundo. Isso demonstra que nós realmente estamos sendo vistos como uma Empresa inovadora ao aplicar a metodologia. Aproveito para agradecer a todos que estão atuando com muita garra e determinação para melhorar a organização, buscando sistematizar o processo metodológico TPM para sustentar as ações que visam a atender os nossos objetivos estratégicos”, conclui Charone.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/98294/visualizar/