Câmara Municipal cobra do Estado investimentos na Polícia Militar de Sorriso
Os vereadores aprovaram por unanimidade, na sessão desta segunda-feira (21.03), o requerimento que cobra do governo estadual mais investimentos no 12° Batalhão da Polícia Militar, sediado em Sorriso.
A propositura solicita a destinação de mais soldados, viaturas e armamento para a corporação.
Atualmente, 60 policiais militares são responsáveis pela segurança nos municípios de Sorriso, Nova Ubiratã, Ipiranga do Norte e Itanhangá, além dos distritos e assentamentos localizados nessas cidades. “Não é surpresa para ninguém, dizer que o efetivo reduzido compromete o atendimento à população sorrisense”, critica o presidente da Câmara de Sorriso, Luis Fabio Marchioro (PDT), um dos autores do requerimento.
Segundo ele, a falta de viaturas adequadas também agrava a situação.
Para se ter uma ideia, todo o trabalho militar é feito com 10 veículos de passeio utilizados como viatura. “São carros que não possuem um motor potente, direção hidráulica, são frágeis para o trânsito em estrada de chão e não tem um local adequado para transportar o cidadão detido”, enumera.
Na propositura, a Câmara pede ainda mais investimento em armamento, com o envio de mais coletes e de uma pistola teaser, arma não letal que ao invés de detonar balas de verdade, dispara dardos que provocam choques. “Infelizmente, a pistola teaser ficou em Sorriso apenas durante o período carnavalesco”, lamenta. “Também sabemos ainda que se utilizam nos quartéis revólveres calibre 38 que deveriam ser substituídos por pistolas”, acrescenta.
O requerimento será encaminhado ao governador Silval Barbosa, com cópias ao secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso, Diógenes Curado Filho, deputados estaduais e representantes das bancadas de Mato Grosso no Senado e na Câmara Federal, em Brasília.
Comentários