Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Terça - 22 de Março de 2011 às 07:21

    Imprimir


Lorival Fernandes/DC
Bando foi apresentado pela polícia em 21 de janeiro, depois de flagrado circulando por VG
Bando foi apresentado pela polícia em 21 de janeiro, depois de flagrado circulando por VG

Dez pessoas foram indiciadas por assalto a três bancos em Mato Grosso, como conclusão das investigações realizadas pela Polícia Civil batizadas de Operação Lacraia. Do total de indiciados, oito tiveram a prisão preventiva decretada. Os acusados já estavam presos desde que deflagrada a operação, no final de janeiro. Dois membros do grupo ainda estão foragidos.

A quadrilha presa pela Polícia Civil foi responsável pelos assaltos as agência do Banco do Brasil de Aripuanã, em 3 de março de 2010, de Nova Mutum, em 2 de junho de 2010, e em Campo Novo do Parecis, no dia 2 de dezembro passado. A polícia caracterizou o modo de atuação do grupo como de “novo cangaço”, quando os assaltantes disparam contra policias depois de fazer escudo humano com clientes e funcionários dos bancos para fugir levando reféns.

Os roubos foram praticados pela quadrilha liderada por Sílvio César de Araújo, de 37 anos, o “Cabelo de Bruxa”, bandido com vasto histórico criminal. Ele contou com a participação efetiva de Edivalson Próspero da Silva (nome verdadeiro), 44, o “Tiozinho” - preso com o nome falso de Paulo Alves de Souza -; Clovis da Silva Veiga, 26, o “Branquinho”; José Hamilton da Silva, 24 anos, o “Ceará”; Carlos Henrique da Silva Júnior, o “Barbicha” (foragido); Wellington Xavier de Campos, o “Boi” (foragido); Cícero Fernando Santiago Neto (nome verdadeiro), 24, o “Fernando Bombado” - preso com o nome de Fernando Cícero de Oliveira Mendes -, e Sérgio Nunes da Silva, 26, o “Lacraia”. Com nomes falsos, o acusados circulavam por Cuiabá e Várzea Grande com veículos de luxo, apreendidos.

A Polícia civil considerou o bando como formado por pessoas que adotaram o crime como profissão. “Entendemos que manter esses indivíduos custodiados será necessário, pois acreditamos que seria a única forma de assegurar a aplicação da lei penal, vez que se trata de pessoas que adotaram o crime como profissão e, uma vez soltos, mudam de identidade e endereço e, o pior, voltam à atividade”, alegou o delegado Luciano Inácio da Silva, da Gerência de Combate ao Crime Organizado, ao pedir a prisão preventiva dos acusados.

O delegado indiciou os acusados por tentativa de homicídio, perigo para a vida ou saúde de outrem, roubo qualificado por lesão corporal de natureza grave, formação de quadrilha, posse ilegal de armas, uso de documentos falso e falsidade ideológica.

Na operação, também foram presos Sinval Machado Xavier, 29 anos, o “Sinval”, Divino Marino de Araujo, 68 (pai do Silvio César), Marcos Antonio de Assis Machado, 27, “Marcão”, Juliana Jessica de Sene Duque (mulher de Lacraia) e Jefferson Ferreira de Arruda, 25 anos, o “Ereca”. Os policiais apreenderam uma submetralhadora, três pistolas utilizadas nos assaltos, R$ 14,4 mil e oito veículos (caminhonete L200 Triton, Renault Sandero, Astra, Mercedes, Saveiro, Gol, Fiesta, motocicleta XT 670).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/98320/visualizar/