Repórter News - reporternews.com.br
Copa 2014
Quinta - 12 de Setembro de 2013 às 15:39
Por: LISLAINE DOS ANJOS

    Imprimir


Implantação do gramado e da cobertura da Arena Pantanal avançam
Implantação do gramado e da cobertura da Arena Pantanal avançam
Prevista para ter sua parte física concluída até 31 de outubro deste ano, a Arena Pantanal segue em ritmo acelerado na instalação das estruturas metálicas que darão suporte à cobertura do estádio e na preparação da área que será utilizada como campo de futebol durante os jogos da Copa do Mundo na Capital, em junho e julho de 2014.


 
Na última segunda-feira (9), a Construtora Mendes Júnior, responsável pela obra, instalou a segunda peça da cobertura do setor Norte da arena, e já se prepara para içar a terceira e última parte metálica desse setor.


 
A instalação da cobertura ocorre simultaneamente no setor Sul, que já teve a primeira armação instalada na semana passada e se prepara para receber a segunda parte da estrutura metálica nos próximos dias.


 
Nos dois setores está sendo realizada a pré-montagem em solo da armação metálica, antes do içamento.


 
As coberturas pesam 250 toneladas cada e têm medidas de 98m de extensão por 54m de largura.


 
Márcio Trevisan


 
Passarela que ligará os quatro setores da arena também já está ganhando forma Nesses setores, serão 5,3 mil m² de proteção nas arquibancadas localizadas atrás dos dois gols. Ao todo, a cobertura do estádio terá 25,6 mil m², que permitirá a proteção dos torcedores até o guarda-corpo, que separa o público do campo de futebol.


 
Etapa final da cobertura


 
Após a instalação das armações sobre as arquibancadas, dá-se início aos trabalhos de colocação dos três componentes que irão preencher a cobertura, formados pela telha em formato de trapézio, o isolante térmico e a membrana. 


 
A telha de aço será fixada diretamente sobre a estrutura metálica. Já o isolante servirá para evitar a propagação de chamas.


 
A membrana de revestimento – totalmente impermeável e resistente às ações dos ventos – deverá ser montada rapidamente, devido à leveza dos componentes envolvidos.


 
Gramado


 
A empresa World Sport, responsável pelo plantio do gramado, também está executando as etapas finais dos serviços de terraplanagem e drenagem do campo de futebol – que também deverá estar pronto até o final do próximo mês.


 
A preparação do campo de futebol envolve terraplanagem, colocação de brita e pedrisco, instalação dos tubos de irrigação, colocação do colchão de areia, do top soil (adubo) e o plantio das mudas da grama. 


 
Respeitando as características climáticas do Centro-Oeste brasileiro, a Fifa escolheu para Arena Pantanal o plantio da espécie de grama chamada Bermuda, que suporta altas temperaturas.


 
Outras etapas


 
Atualmente, mais de 1,6 mil operários trabalham na construção do estádio, número que deve subir ainda este mês, quando as obras de acabamento são intensificadas.


 
Márcio Trevisan


 
Instalação de segunda parte da estrutura metálica no setor Norte já foi realizada
Também estão em andamento os serviços de acabamento (fase final) da parte interna da arena, bem como a pavimentação de toda a área externa e a construção da área de lazer.


 
A passarela que será usada para travessia dos torcedores de uma arquibancada a outra também já ganhou formato e pode ser vista na etapa de instalação do steel deck – laje composta por uma telha de aço e uma camada de concreto. O guarda-corpo será feito de metal.


 
Além disso, a construtora deu início à instalação dos aparelhos de ar condicionado nos camarotes. Ao todo, serão 160 aparelhos instalados entre os níveis 20 e 30 dos setores Norte, Sul, Leste e Oeste. 


 
Para que esteja garantida a circulação de ar, exaustores também serão instalados nas cozinhas que atenderão aos camarotes e nos banheiros que estarão disponíveis nestes pisos. Ao todo serão 22 que permitirão a saída de ar quente e odores dos ambientes fechados.


 
A Arena Pantanal terá ao todo 306 aparelhos de ar condicionado que serão instalados também nos corredores de acesso às arquibancadas e na sala de mídia do estádio.


 
Segundo a construtora, projeto sustentável desenvolvido na Arena Pantanal permite a redução do consumo anual de energia na ordem de 10,8%, e consequentemente a redução do impacto ambiental, causado pelo uso dos aparelhos de ar condicionado.


 
Além disso, os espaços verdes entre as arquibancadas devem permitir que o ar circule pelo estádio. A presença das árvores no local também é uma das estratégias de sustentabilidade definidas para reduzir as ilhas de calor, de modo a minimizar o impacto no micro clima que compreende o estádio e seu entorno.


 
A obra


 
Reprodução


 
Como deverá ficar a Arena Pantanal, depois de pronta, segundo o projeto Com a estrutura física orçada em R$ 420 milhões, o Complexo Multiuso Arena Pantanal será palco de quatro jogos da primeira fase da Copa do Mundo, em junho de 2014.


 
Com capacidade para aproximadamente 44 mil torcedores, a Arena Pantanal está com mais de 80% dos trabalhos concluídos, conforme a última medição, referente ao mês de junho, divulgada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).


 
Finalizada a estrutura física da Arena Pantanal, em outubro, terão início as instalações do serviço de Tecnologia, Informação e Comunicação (TIC), mobiliários e assentos da Arena.


 
A previsão da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) é que a obra esteja pronta em dezembro deste ano – prazo limite dado pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) para entrega das arenas.


 
Depois de concluído, o complexo deverá passar por testes, a partir de janeiro, como a realização de jogos entre times mato-grossenses e um amistoso da Seleção Brasileira, além de um grande show.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/9861/visualizar/