Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 18 de Março de 2011 às 08:47
Por: LIDIANA CUIABANO

    Imprimir


Nova Olímpia, MT - Em sete anos de efetiva atuação, o programa de Governo e carro-chefe dos projetos sociais da Segurança Pública de Mato Grosso, Rede Cidadã, alcança hoje cerca de oito mil crianças e adolescentes com atividades esportivas, culturais e educacionais, que são desenvolvidas em sete Bases Comunitárias de Segurança Pública de Cuiabá e proximidades, tirando os jovens do risco de vulnerabilidade social. Em virtude do sucesso na execução das atividades, o programa foi expandido ao município de Rondonópolis e a partir desta quarta-feira (16.03), a população de Nova Olímpia (distante 207 km de Cuiabá) passa a contar com os serviços dessa ferramenta de combate a criminalidade, ampliando e fortalecendo ainda mais a parceria entre a polícia e comunidade.

Além de proporcionar às crianças e adolescentes oportunidade de crescimento educacional e cultural, por meio de atividades como futebol de campo e salão, basquete, flauta, coral, violão, capoeira, teatro, karate, o programa também oferece cursos de capacitação em pintura em tela, biscuit, informática, bijuterias, pintura em tecido, cerâmica, serigrafia, corte de cabelo e costura. As aulas ofertadas no programa têm como foco principal diminuir o tempo ocioso dos jovens evitando que eles sejam alvos do tráfico de drogas e outras atividades ilícitas.

Conforme a coordenadora do Rede Cidadã, tenente-coronel PM Zózima Sales, a implantação do programa no município de Nova Olímpia é uma parceria do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg) local e prefeitura na busca de reduzir os índices de criminalidade na cidade, especialmente homicídio e tráfico de drogas. "Durante o Governo Itinerante realizado em Nova Olímpia no ano passado o governador assinou a autorização para a implantação do programa na cidade", disse.

Município da Região Médio-Norte com aproximadamente 20 mil habitantes, Nova Olímpia tem grande número de assentamentos no Estado. Segundo o comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar de Nova Olímpia, capitão PM Jonas Puziol, a implantação do Rede Cidadã vai auxiliar o trabalho da polícia na prevenção da criminalidade. "Pelo programa as crianças e jovens terão oportunidade de se capacitar e até poder ingressar no mercado de trabalho", falou.

Ainda, de acordo com o capitão, a Polícia Militar vem desenvolvendo um trabalho diferenciado no município intensificando as abordagens e os serviços preventivos e repressivos. "Como conseqüência não tivemos nenhum registro de homicídio este ano", enfatizou Puziol.

O prefeito de Nova Olímpia, Francisco Soares de Medeiros, espera que com a implantação do Rede Cidadã reduza em pelo menos 40% a violência no município. "Muitas crianças de Nova Olímpia estão sendo induzidas por delinqüentes ao tráfico de drogas. Acreditamos que com o programa vamos tirar essas crianças do risco social e isso deve repercutir na região", destacou o parlamentar.

O coordenador adjunto do programa social Rede Cidadã, major PM Nivaldo José de Arruda, destaca que, além da apresentação espontânea para inclusão no programa, o foco principal é trabalhar em parceria com as escolas, com crianças e adolescentes que estão indisciplinados, "em risco de vulnerabilidade social ou com evasão escolar, para evitarmos que sejam futuros delinqüentes", disse.

Para a coordenadora do programa Rede Cidadã, tenente-coronel PM Zózima Sales, não se faz segurança pública sem a participação da sociedade e a interação das polícias na solução de problemas que causam demanda pública. "Reprimir o crime é obrigação do policial. Prevenir a violência é missão, e depende da dedicação de cada agente da segurança", salientou.

Durante a solenidade de inauguração da sede do programa em Nova Olímpia, o comandante regional VII da Polícia Militar, coronel PM Antônio Ribeiro de Moraes, destacou a importância do trabalho da polícia dentro da filosofia de polícia comunitária. "A meta é expandir a metodologia da polícia comunitária na região Médio-Norte porque entendemos que aproximando a polícia da comunidade é a melhor forma de se fazer segurança pública", disse. O comandante ressaltou ainda que os novos alunos do Curso de Formação de Soldados (CFS) da Polícia Militar que vão atuar na região também serão capacitados em policiamento comunitário, Rede Cidadã e Proerd.

O secretário adjunto de Segurança Pública, Alexandre Bustamante dos Santos, ressaltou a importância dos projetos sociais desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Segurança Pública, como Bombeiros do Futuro, Rede Cidadã, Proerd e De Cara Limpa Contra as Drogas na redução dos índices de criminalidade e na aproximação das autoridades da segurança pública da comunidade.

Além das atividades educacionais, esportivas e culturais, o Rede Cidadã também presta orientação aos pais dos alunos inseridos no programa de como criar e acompanhar o crescimento dos seus filhos. O próximo município a receber o Rede Cidadã será Barra do Garças. O programa vai funcionar na Base Comunitária de Segurança São José, disseminado a metodologia de trabalho da filosofia de polícia comunitária.

Para participar do Rede Cidadã a criança ou o adolescente deve ter entre 10 a 17 anos, estar matriculado e freqüentando a escola e, caso não esteja, o jovem e os familiares precisam demonstrar o interesse de voltar a estudar. Além disso, também é importante que a família acompanhe o desenvolvimento e comprometimento do aluno. Outras informações sobre o projeto pelos telefones (65) 3653-3348 ou 3653-8476.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/98705/visualizar/