Meraldo defende em Arenápolis repasse mínimo de ICMS para os municípios
Dando prosseguimento à agenda de visitas aos prefeitos, com o objetivo de estreitar a relação da Associação Matogrossense dos Municípios (AMM), no que vem sendo chamado de descentralização das ações administrativas da direção da entidade, o presidente da AMM, Meraldo Figueiredo Sá, defendeu no encontro com o colega de Arenápolis, Farid Tenório, um repasse mínimo de ICMS as prefeituras do estado, como forma de diminuir as desigualdades existentes.
O dirigente sugeriu que o repasse básico gire em torno de R$ 210 mil reais para todas as cidades pequenas, em virtude de que muitos estão bem longe deste valor, como forma de o Estado contribuir com o desenvolvimento local e fortalecer os municípios, onde se concentram grande parte das demandas reclamadas pelos cidadãos. Ele disse que vai tratar do assunto pessoalmente com o Governo do Estado e espera que o pleito seja atendido.
“Nós não queremos tirar de quem tem, apenas queremos criar um padrão geral que não seja menos de R$ 200 mil reais mensais, fortalecendo os pequenos e garantindo que os grandes não sejam afetados” justificou Meraldo.
Meraldo Sá reafirmou que manterá um dialogo permanente com os seus filiados, discutindo os problemas e as soluções em conjunto, apresentando inclusive ferramentas importantes neste processo. “O AMM-Previ, por exemplo, pode apresentar uma economia de 30% aos cofres públicos sem que ninguém, servidor e administração saia perdendo” frisou.
Hoje são cerca de 40 municípios no estado em que o AMM-Previ está presente e de acordo com ele, os resultados são animadores, dada a confiabilidade e credibilidade do sistema implantado pela associação.
O presidente garantiu que pretende trabalhar a entidade de maneira eficiente e enxuta, fazendo com que os todos os prefeitos se sintam satisfeitos com os serviços oferecidos .
O prefeito municipal de Arenápolis, Farid Tenório, prometeu discutir com os servidores, vereadores e a sociedade a questão envolvendo o AMM-Previ e anunciou que seu município está se filiando novamente, depois de ter se desfiliado em protesto pela má condução da entidade na gestão anterior.
“Nós queremos um presidente que busca, que cobra e que nos ajude a administrar as dificuldades que enfrentamos e esses requisitos visualizamos no atual presidente, a prova é que está visitando os municípios para ouvir o que temos a dizer” elogiou Tenório.
O gestor arenapolitano apontou que já houve avanços num dos setores considerados primordiais para a gestão pública, como o de elaboração de projetos civis e arquitetônicos e o compromisso de lutar junto ao Governo do Estado pela melhoria do índice de repasse do ICMS para os municípios, como forma de incrementar a receita e própria e melhorar a prestação de serviços para a população.
Participaram da reunião, os vereadores Ednilson Martins Barbosa (Presidente), Galdino Gomes de Paula (Vice), Emanuel Messias (1º Secretário) e Toninho Serralheiro (2º Secretário), os secretários municipais José Mauro (Finanças), Elena Campanholi (Saúde), Elma de Oliveira (Educação), Carla Geovane (Agricultura) e Euclides Aranega (Obras).
Comentários