Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 12 de Setembro de 2013 às 10:12
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


Edivaldo de Sá/RN
A estada do Ministro da Pesca e Aquicultura, Senador Licenciado Marcelo Crivela, no munícipio de Nortelândia na tarde de terça-feira (10.09), possui vários aspectos importantes, além do ponto de vista histórico, que ficará marcado nos anais políticos da cidade, uma vez que essa foi a primeira e talvez a única oportunidade de um ministro de estado pisar em solo Nortelandense, para lançar um projeto de tamanha envergadura econômica.


 
O projeto patrocinado pelo ministério, foi todo idealizado pelo prefeito municipal Neurilan Fraga, que acabou convencendo os técnicos do órgão federal da sua importância e da viabilidade sócio-econômica, bem como do seu alcance social.


 
O valor do investimento num único projeto, R$ 16 milhões de reais, é o maior já visto na região, o que demonstra habilidade politica e visão empreendedora do administrador local, que terá pela frente uma oportunidade de transformar a economia não só de Nortelândia e de toda a região Médio-Norte, como de centenas de famílias, que de acordo com o pretendido atingirá diretamente 500 famílias.


 
Para Marcelo Crivela, a economia do peixe no Brasil é a última fronteira do agronegócio, e para Nortelândia a piscicultura será o divisor de águas, devido sua importância num futuro próximo, para a economia nacional, e o importante papel de Mato Grosso neste cenário.


 
Após a implantação de toda a cadeia produtiva da piscicultura, uma segunda etapa será inevitável, o da industrialização do derivado do peixe, como o beneficiamento do couro, entre outros, que poderá atrair a instalação de fábricas de sapato, bolsas e outros objetos, dada a farta matéria prima que haverá disponível na região. Ou seja, a perspectiva é altamente positiva.


 
O governador Silval Barbosa elogiou a determinação do prefeito Neurilan Fraga na consolidação do projeto da aquicultura, apostando nesta alternativa como fonte de geração de emprego e renda.


 
Ele acredita que o convênio irá alavancar os pequenos produtores da região, e garantiu que o Governo do Estado vai firmar uma parceria como o Ministério da Pesca, para ajudar na elaboração dos projetos a fim de atender a questões técnicas e comerciais.


 
O ministro da pesca Marcelo Crivella, fez questão de lembrar que o convênio irá desenvolver toda a cadeia produtiva do peixe, desde a criação de alevinos, passando pela produção de rações, até o escoamento da produção por parte das famílias contempladas até o mercado consumidor.


 
Os municípios envolvidos diretamente receberá de acordo com ele, incentivos para instalar uma das fases do processo e assim dar o passo certo para estabelecer uma cadeia produtiva rentável e que propicie o desenvolvimento econômico e social em nível regional.


 
 Não estamos dando o peixe, estamos ensinando a pescar”, ressaltou o Ministro. 


 
Em Nortelândia, será instalada o frigorifico de peixes, fábrica de ração e mini fábrica de biodiesel, usando as vísceras do peixe, além de ampliar a oferta de tanques de peixe aos produtores que se interessarem pela piscicultura como alternativa de renda na propriedade rural.


 
No município de Alto Paraguai será construído um laboratório de produção de alevinos (filhotes de peixe), aproveitando parte de uma infraestrutura já existente. O laboratório terá capacidade para produzir cinco milhões de alevinos por ano.


 
Os projetos estruturantes, prevêm o modelo de produção, de tanques escavados ou tanque de rede, assistência técnica, produção de alevinos, fabricação de ração e unidades de beneficiamentos, além da comercialização.


 
Para o prefeito Neurilan Fraga, este é um momento histórico para a cidade, que poderá de uma vez por todas, encontrar seu caminho econômico e mudar a vida de milhares de pessoas.  


 
“Iniciamos uma nova etapa na condução da politica de desenvolvimento econômico que idealizamos em nosso governo, depois de implantarmos outras cadeias na área rural, fortalecendo o campo e a cidade, essa é mais uma de nossas empreitadas” salientou Fraga.


 
A instalação de oito parques aquícolas com capacidade para produzir mais de sete mil toneladas de pescado por ano no reservatório da Usina de Manso e investimento de R$ 16,5 milhões no município de Nortelândia (localizado a 205 quilômetros de Cuiabá), irá contribuir para suprir uma necessidade mundial, dado que para atingir o consumo mínimo diário de peixe indicado pela Organização Mundial de Saúde, seriam necessários produzirmos 800 milhões de quilos por ano a mais do que produzimos atualmente.


 
O projeto procurou atender todas as etapas para dar sustentabilidade e viabilidade, que vão desde a assistência técnica, construção de uma fábrica de ração com capacidade de estocagem de três mil toneladas ano, unidade de beneficiamento aproveitamento de todos os elos da cadeia (desde insumos, como alevinos, até o processamento e comercialização.


 
A gestão do prefeito Neurilan Fraga vem ao longo destes cinco anos, implantando diversas cadeias produtivas, criando inclusive uma cooperativa de produtores para tocar os projetos desenvolvidos. A zona rural nunca foi tão beneficiada como na atual administração, disponibilizando assistência técnica e maquinários para preparar as áreas destinadas ao plantio.


 
A cidade obteve uma grande transformação nos últimos anos, que valorizaram as propriedades particulares e incentivaram as pessoas a investir na cidade, que hoje é um celeiro de obras particulares e públicas. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/9886/visualizar/