Chuvas no Paraná provocam R$ 87,9 milhões de prejuízo
O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), entregou nesta quarta-feira um relatório preliminar sobre os municípios mais afetados pela chuva ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra.
O relatório, elaborado pela Defesa Civil e prefeituras, relaciona os estragos nas cidades de Antonina, Morretes, Guaratuba e Paranaguá. O levantamento aponta prejuízos de R$ 87,9 milhões provocados pela chuva, que causou quedas de pontes, danos em ruas e estradas, danificou prédios públicos e casas e destruiu plantações.
O ministro disse que o governo federal poderá liberar recursos ao Estado já na próxima semana, mas ainda não estão definidos os valores. "As obras de maior porte e a construção de casas para atender os desabrigados será o passo seguinte", afirmou Bezerra.
O ministro e Richa participaram hoje de um sobrevoo por municípios da região litorânea, uma das mais afetadas pela chuva.
DESABRIGADOS
Nesta quarta-feira subiu para quatro o total de mortes no Paraná em decorrência das chuvas. A última morte confirmada pela Defesa Civil do Estado aconteceu em Morretes. As outras três foram em Antonina (2) e em Honório Serpa (1).
Também em decorrência das chuvas, Morretes e Antonina decretaram estado de calamidade pública. Já Guaratuba, Honório Serpa e Paranaguá estão em situação de emergência.
Ao todo, quase 31 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas em todo o Estado, sendo que mais de 16 mil tiveram que deixar suas casas. Dessas, 14.363 pessoas estão desalojadas, ou seja, estão em casas de amigos e parentes, e outras 2.487 estão desabrigadas --precisaram ser encaminhadas para abrigos públicos.
Em todo o Estado, foram danificadas 3.006 casas --além de 211 destruídas.
Comentários