Emanuel quer vaga de Daltinho na AL
O segundo suplente da Coligação Mato Grosso em 1º Lugar (PR, PT e PMDB), Emanuel Pinheiro (PR), ingressou com um recurso no STF para reconquistar o direito de legislar no lugar da deputada titular, Teté Bezerra, que se licenciou para comandar a secretaria estadual de Desenvolvimento de Turismo. Até o final de fevereiro, o republicano ocupava a cadeira de Teté, mas, por força de uma decisão judicial, perdeu o cargo para o peemedebista Adalto de Freitas, o Daltinho. Os republicanos então tiveram de fazer uma “manobra” para beneficiá-lo e Mauro Savi (PR) se licenciou, abrindo espaço para o colega por 121 dias.
Agora, Emanuel pretende derrubar a liminar obtida por Daltinho, 4º suplente da coligação, que alcançou o direito de assumir o posto após argumentar que a vaga pertence ao partido e que, portanto, ele seria o primeiro da fila no caso da licença de Teté.
A decisão favorável foi concedida pelo juiz de 2º grau, Gilberto Giradelli, que acatou um mandado de segurança apresentado pela defesa de Daltinho, com base na interpretação do STF de que a vaga, em caso de pedido de licença do titular, é do partido e não da coligação. “Eu acho que será mantida a tradição da coligação que existe há mais de 50 anos”, declarou Emanuel, que se mostra confiante. Nos próximos dias, inclusive, o republicano planeja impetrar com um novo recurso junto ao STF.
Comentários