Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 16 de Março de 2011 às 17:11

    Imprimir


O ex-chanceler Celso Amorim, defendeu nesta quarta-feira que os países emergentes tenham um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU --assunto que deve ser tema de debate durante a visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Brasil, nesta semana.

"Se há um momento no mundo em que evidentemente a ordem internacional tem de ser mudada, é esse", afirmou. Amorim, que tomou posse hoje no conselho estratégico da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), afirmou que a atual crise no Oriente Médio demonstra a incapacidade dos EUA, "a maior potência mundial", de resolver os problemas sozinhos. "Então é a hora de mudar."

"Você pega qualquer artigo internacional hoje e vê que eles questionam a capacidade e até o interesse dos Estados Unidos de agir isoladamente. Você vê a Rússia e a China caladinhas também sobre o Oriente Médio, por motivos diversos. Então será que também países como Brasil, Índia, África do Sul, que têm essa convivência democrática, plural, --como a Turquia também, talvez-- não podem dar uma contribuição no Conselho de Segurança?", disse.

Amorim afirmou ainda que a visita de Obama ao país será muito importante. "Eu acho muito positivo que ele venha logo no início do governo da presidente Dilma. Claro que nós teríamos gostado que ele tivesse vindo antes, o presidente Lula o convidou várias vezes. mas as atenções dele estavam dirigidas a outros aspectos", disse.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/98921/visualizar/