Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 16 de Março de 2011 às 14:30

    Imprimir


São Lourenço do Sul decretou estado de calamidade pública por causa da chuva
São Lourenço do Sul decretou estado de calamidade pública por causa da chuva

As chuvas que têm atingido a região Sul do país já afetou 712.857 pessoas, segundo os boletins divulgados pelas Defesas Civis do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No total, 12 pessoas morreram e 34.162 pessoas foram expulsas de suas casas.

Só em Santa Catarina, 13.501 pessoas estão desalojadas e tiveram que ir para a casa de parentes e amigos. Outras 820 pessoas foram para abrigos públicos. Uma pessoa morreu por causa da chuva. Até a manhã desta quarta-feira (16), dez cidades catarinenses já haviam decretado situação de emergência: Brusque, Camboriú, Guabiruba, Ilhota, Nova Trento, Pomerode, Rio Negrinho, Santo Amaro da Imperatriz, São João Batista e Schroeder. A chuva afetou 621.889 pessoas no Estado.

No Paraná, 16.850 moradores foram expulsos de casa por causa dos temporais. Destes, 14.363 foram para casa de familiares e 2.487 foram encaminhados para abrigos públicos. O Corpo de Bombeiros encontrou o corpo de uma pessoa no município de Morretes, contabilizando a quarta morte no Estado. Pelo menos 30.968 pessoas foram afetadas pelas chuvas.

No total, oito municípios foram afetados e dois decretaram estado de calamidade pública: Morretes teve mais 9.000 expulsos de casa e mais de 2.400 imóveis danificados. No município de Antonina há mais de 7.000 pessoas expulsas de casa e 400 casas danificadas.

No Rio Grande do Sul, cerca de 60 mil pessoas foram afetadas pela chuva. No total, sete pessoas morreram em todo o Estado – todas durante uma enxurrada em São Lourenço do Sul. A cidade, que decretou estado de calamidade pública na semana passada, é a que se encontra em pior situação. São Lourenço do Sul passa agora por um processo de recuperação e limpeza.

Segundo a Defesa Civil do município, o nível do Rio São Lourenço chegou a subir três metros em alguns locais. A prefeitura estima que a cidade tenha sofrido um prejuízo de R$ 400 milhões por causa da chuva. Cerca de 2.400 pessoas estão desabrigadas e 591 desalojadas. Não chove no Estado há três dias.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/98951/visualizar/