No total, 12 pessoas morreram e mais de 34 mil foram expulsas de suas casas
Chuvas afetam mais de 710 mil pessoas no Sul
As chuvas que têm atingido a região Sul do país já afetou 712.857 pessoas, segundo os boletins divulgados pelas Defesas Civis do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No total, 12 pessoas morreram e 34.162 pessoas foram expulsas de suas casas.
Só em Santa Catarina, 13.501 pessoas estão desalojadas e tiveram que ir para a casa de parentes e amigos. Outras 820 pessoas foram para abrigos públicos. Uma pessoa morreu por causa da chuva. Até a manhã desta quarta-feira (16), dez cidades catarinenses já haviam decretado situação de emergência: Brusque, Camboriú, Guabiruba, Ilhota, Nova Trento, Pomerode, Rio Negrinho, Santo Amaro da Imperatriz, São João Batista e Schroeder. A chuva afetou 621.889 pessoas no Estado.
No Paraná, 16.850 moradores foram expulsos de casa por causa dos temporais. Destes, 14.363 foram para casa de familiares e 2.487 foram encaminhados para abrigos públicos. O Corpo de Bombeiros encontrou o corpo de uma pessoa no município de Morretes, contabilizando a quarta morte no Estado. Pelo menos 30.968 pessoas foram afetadas pelas chuvas.
No total, oito municípios foram afetados e dois decretaram estado de calamidade pública: Morretes teve mais 9.000 expulsos de casa e mais de 2.400 imóveis danificados. No município de Antonina há mais de 7.000 pessoas expulsas de casa e 400 casas danificadas.
No Rio Grande do Sul, cerca de 60 mil pessoas foram afetadas pela chuva. No total, sete pessoas morreram em todo o Estado – todas durante uma enxurrada em São Lourenço do Sul. A cidade, que decretou estado de calamidade pública na semana passada, é a que se encontra em pior situação. São Lourenço do Sul passa agora por um processo de recuperação e limpeza.
Segundo a Defesa Civil do município, o nível do Rio São Lourenço chegou a subir três metros em alguns locais. A prefeitura estima que a cidade tenha sofrido um prejuízo de R$ 400 milhões por causa da chuva. Cerca de 2.400 pessoas estão desabrigadas e 591 desalojadas. Não chove no Estado há três dias.
Comentários