Ele não fala inglês, mas treina algumas palavras para falar com o presidente americano
Sósia carioca faz cabelo e sobrancelha para ficar igual a Barack Obama
Yes, I could! A três dias da chegada ao Rio de Janeiro de Barack Obama, o motorista Rinaldo Gaudêncio, sósia carioca do presidente dos Estados Unidos, já decorou a frase “Sim, eu pude”, uma referência ao bordão de campanha que elegeu o americano. O motorista sonha em chegar perto do americano durante discurso na Cinelândia, no centro da capital fluminense, no próximo domingo (20).
Para o esperado encontro, Rinaldo "moldou" a sobrancelha e cortou o cabelo em estilo militar para ficar ainda mais parecido com Obama.
- Eu nunca fiz a sobrancelha, mas resolvi experimentar para ficar com o rosto mais parecido com do Obama. Já tinha reparado que a testa dele era um pouco maior que a minha. Aí percebi que a sobrancelha dele é mais fina que a minha.
O sósia encomendou um terno novo, com broche e faixa dos Estados Unidos. Rinaldo diz que as roupas e os acessórios dão a ele a mesma imponência de Obama. Ele promete caprichar nos gestos para confundir brasileiros e americanos.
- Ele costuma agradecer com os dedos laterais afastados e os do meio bem fechados. Não perco um detalhe do jeito do Obama.
Rinaldo não fala inglês, mas as expressões "Yes, we can" (Sim, nós podemos, na tradução do inglês) e "Thank you" (obrigado) estão na ponta da língua do carioca.
Visita muda programação do MunicipalPolítica nunca foi o assunto preferido de Gaudêncio. As eleições presidenciais americanas de 2008 não despertaram a atenção do motorista. Os americanos elegeram Obama e o rosto do democrata estampou as capas dos jornais de todo o mundo. Rinaldo saiu pelas ruas de Santíssimo, bairro da zona oeste do Rio, e logo sua semelhança com o primeiro presidente negro dos Estados Unidos foi reconhecida.
- Eu estava em uma banca de jornal quando um cara ficou me olhando de um jeito estranho. Aí, ele me disse que eu era igual ao cara da foto e passei a gostar da ideia de ser parecido com Obama.
Depois disso, Rinaldo fez jus ao ditado “quem cria fama, deita na cama”. O sósia já incorporou o presidente americano até em um baile de Carnaval no Canadá, do qual foi convidado no ano passado. No Carnaval deste ano, o Obama carioca estava nos principais blocos da cidade cercado por seus dois seguranças, o Jack e o Bauer, uma homenagem de Rinaldo ao protagonista do seriado 24 horas.
- Todo presidente precisa de seguranças. Tenho os meus guarda-costas também.
"Quero confundir"
O motorista conta que sua primeira-dama, a dona de casa Andrea de Jesus, e os filhos Natália, de 17 anos, e Gustavo, de 12, não aprovam o seu segundo ofício. Rinaldo diz que nunca ganhou dinheiro imitando Obama.
- Minha mulher fala que sou louco e não sai comigo fantasiado de Obama de jeito nenhum.
Rinaldo lamenta que sua mulher não se pareça com a esposa de Obama, Michelle. Mas, ele acha que sua filha mais velha tem "alguns traços" da primeira-dama americana. O sósia tem ainda uma cadela poodle idêntica à do presidente dos Estados Unidos.
- A diferença é que a minha se chama Cristal e a dele, Bo.
O sósia sonha também em conhecer os Estados Unidos e passear pelas ruas de Washington, sede do governo americano, na pele de Barack Obama.
- Quero confundir os americanos na terra deles.
Comentários