Comércio registra expansão de 1,2% em janeiro, aponta IBGE
Já na comparação com janeiro de 2010, o comércio cresceu 8,3%. O dado mostra uma desaceleração ante o resultado de dezembro, quando, nessa mesma base de comparação, o setor havia apresentado acréscimo de 10,2%. O crescimento de dezembro para janeiro marca a nova expansão consecutiva da taxa com ajuste sazonal, segundo o IBGE.
Nos últimos 12 meses terminados em janeiro, o índice do IBGE acumula alta de 10,7%.
De dezembro para janeiro, os segmentos do varejo com melhor desempenho foram hiper e supermercados (1,2%) e móveis e eletrodomésticos (2,7%). Já os piores resultados ficaram com informática (-5,1%) e livros, jornais e papelaria (-2,3%).
Influenciado pelo fraco desempenho do ramo de veículos (-7,1%), o indicador do comércio varejista ampliado registrou queda de 0,2% de dezembro para janeiro. O resultado pode já sinalizar a retração dos financiamentos a automóveis, um dos ramos mais afetados pelas medidas de restrição de crédito do Banco Central.
Na comparação com janeiro de 2010, o varejo ampliado cresceu 11,2%, numa taxa mais moderada do que os 15% de expansão de dezembro.
O comércio varejista ampliado não entra no índice principal de varejo do IBGE porque inclui os segmentos de veículos e material de construção, que também vendem seus produtos no atacado.
Comentários