Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 14 de Março de 2011 às 17:08
Por: PATRÍCIA NEVES

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Educação disponibiliza cerca de 50 profissionais nas equipes multidisciplinares para trabalhar com a educação especial. As equipes, compostas por fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, psicopedagogos e assistentes sociais – atuam no desenvolvimento dos estudantes portadores de necessidades especiais.

Na Baixada Cuiabana quatro unidades especificas fazem o atendimento. São elas as Escolas Raio de Sol, Livre Aprender, Luz do Saber o Centro de Habilitação Profissional – CHP Professora Célia Rodrigues Duque, Centro Educacional de Atendimento ao Deficiente Auditivo Professora Arlete Pereira Miguelete, e Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies).

“Entendemos que a estimulação precoce é fundamental para o desenvolvimento da criança, do estudante”, explica a gerente de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação, Nágila Zambonato.

Na Escola Estadual Raio de Sol, instalada no bairro Santa Amália, em Cuiabá, existem turmas exclusivas para o atendimento de crianças de zero a três anos. Cada uma das turmas, conta no máximo, com seis estudantes. Os pequenos são incentivados desde muito cedo com exercícios específicos. Cores, formas, melodias são ferramentas empregadas nesse processo.

A fonoaudióloga Analigia Aparecida de Almeida, explica que os exercícios possibilitam a reabilitação oral, a melhora da coordenação motora, da capacidade de memorização, à percepção visual.

Além desses profissionais, a Seduc disponibiliza para o atendimento aos alunos que possuem deficiência auditiva – cerca de 700 no Estado -, intérpretes em sala de aula. Mato Grosso possui 87 intérpretes que atuam na comunicação da língua oral para libras e libras para língua oral entre surdos e ouvintes, surdos e surdos, surdos-cegos e ouvintes, nas escolas.

 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/99146/visualizar/