Delegados da Polícia Civil têm trabalho reconhecido pelo Ministério Público
Os delegados da Polícia Judiciária Civil, Jales Batista da Silva (diretor de interior), Daniela Maidel e Juliana Chiquito Palhares, ambas da Delegacia Especializada de Defesa das Mulheres, da Criança e do Idoso, de Várzea Grande, receberam homenagem do Ministério Público Estadual, na sexta-feira (11.03), no encerramento do “Encontro Estadual Para Promoção da Igualdade de Gênero e Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher”. A homenagem foi prestada a 22 personalidades que se destacaram na defesa dos direitos das mulheres no Estado de Mato Grosso.
Personalidades de diversas áreas receberam a homenagem, tais como: Silval Barbosa, Governador de Mato Grosso; Roseli Barbosa, Primeira Dama do Estado de Mato Grosso e Secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social do Governo do Estado de Mato Grosso; Janete Riva, Coordenadora da Sala da Mulher da AL/MT (representada por Tânia Figueira); Serys Shessarenko, ex-senadora da República.
De acordo com a promotora Lindinalva Rodrigues, os delegados da Polícia Judiciária Civil se mostram preocupados com os números de ocorrências policiais que envolvem a questão da violência intrafamiliar nas cidades que atuam.
Conforme a promotora, o diretor de interior, Jales Batista da Silva, diante dos entraves e dificuldades para criação de novas delegacias de defesa da mulher no interior, em 2010, criou uma alternativa para minimizar essa carência, criado as Seções de Atendimento à Mulher nas sedes das Delegacias Regionais de Alta Floresta, Alto Araguaia, Água Boa, Diamantino, Juína, Pontes e Lacerda, Porto Alegre do Norte, Sinop, Tangará da Serra e nos municípios de Campo Novo do Parecis, Primavera do Leste e Alto Taquari.
“Sensível à relevância da causa, o delegado incluiu a violência doméstica e discriminação de gênero no currículo e promoveu a capacitação de todos os policiais, servidores e delegados de polícia do interior nessa área. O Delegado Jales é sem dúvida um orgulho para a Polícia Civil do Estado de Mato Grosso”, ressalta a promotora em seu site.
Já as delegadas Daniela Maidel e Juliana Palhares, da Delegacia da Mulher de Várzea Grande, desde novembro de 2008, vêm atuando de forma diferenciada no município. “O trabalho das delegadas merece ser elogiado publicamente, pois vai muito além do mero dever funcional, já que proferem palestras, estão perto da comunidade e demonstram plena capacitação para atuar na área”, enfatiza a promotora Lindinalva.
“As delegadas possuem imensa credibilidade junto à população, pois atuam dentro do prazo e fazem todo o possível para minorar as mazelas da violência no âmbito familiar”, complementa.
Para as delegadas, Daniela e Juliana, é muito gratificante ter o trabalho reconhecido por uma instituição como o Ministério Público. "Esta homenagem se estende a todos os membros da equipe. São de todos os investigadores e escrivães daqui, policiais muito empenhados tanto no trabalho de combate violência doméstica quanto da violência contra a criança”, afirmam as delegadas.
Comentários