Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 14 de Março de 2011 às 11:09

    Imprimir


A União Europeia (UE) revisará nesta segunda-feira e terça a situação da segurança nas usinas nucleares europeias por causa das explosões nas unidades japonesas, após o terremoto da sexta-feira, confirmaram à agência Efe fontes do bloco.

Os ministros europeus do Meio Ambiente manterão um debate informal sobre a questão que será estudada com mais detalhe amanhã em um encontro convocado pelo comissário europeu de Energia, Günther Oettinger.

"A reunião terá caráter preventivo", disse à Efe a porta-voz de Energia da UE, Marlene Holzner, que disse que o principal objetivo neste momento é coordenar medidas e revisar a legislação em matéria de segurança dos Estados-membros.

Holzner lembrou que em países como a França, o país que mais energia nuclear gera da UE, as licenças de exploração das unidades são concedidas a cada dez anos, o que permite exigir que estejam em dia em matéria de tecnologia, enquanto em outros como a Alemanha se concedem para um período mais longo.

Participam da reunião de amanhã os diretores das usinas nucleares europeias, as companhias que as administram, as autoridades nacionais em matéria de segurança e especialistas dos 27 países.

"Temos direções que recolhem certos princípios, mas não detalham controles", explicou Holzner, não descartando uma possível atualização dessas regras.

CONGRESSO DOS EUA

Os danos sofridos pelas centrais nucleares do Japão durante o potente terremoto que atingiu o país na última sexta-feira levou alguns congressistas americanos a pedirem cautela no desenvolvimento da energia nuclear nos Estados Unidos.

O representante democrata Edward Markey, notório crítico da energia nuclear, pediu na sexta-feira uma moratória da construção de novos reatores, informou o jornal The New York Times.

"Este desastre serve para destacar a fragilidade das usinas nucleares e as potenciais consequências vinculadas à radioatividade, liberada pelos danos provocados pelo tremor", disse Markey em um comunicado.

"Devemos garantir que as usinas nucleares dos Estados Unidos são capazes de suportar um evento catastrófico e (tenham) os mais elevados padrões de segurança", afirmou o legislador, que enviou uma carta à Comissão de Regulação Nuclear, solicitando detalhes dos planos de emergência da indústria nuclear.

O terremoto de sexta-feira, de 8,9 graus na escala Richter, seguido de um maremoto, provocou a declaração do estado de emergência em duas centrais nucleares japonesas, onde teme-se que ocorra uma fusão no coração dos reatores.

Uma explosão ocorreu no sábado no reator 1 da central Fukushima, enquanto seu reator 3 passa por problemas de resfriamento semelhantes aos do reator 1.

No domigo, foram registrados níveis elevados de radioatividade na central de Onagawa, apesar das autoridades garantirem que seus três reatores estão "sob controle".





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/99200/visualizar/