CPI das PCHs: PR discute convocação de secretário da Sema
Os questionamentos sobre supostas irregularidades nas concessões de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH"s) em Mato Grosso colocam o secretário estadual de Meio Ambiente, Alexander Maia, na mira do Partido da República. Presidente regional do PR, o deputado federal Wellington Fagundes coordena reunião da executiva estadual, nesta semana, na Capital, para discutir entre outros itens, a "convocação" de Maia para prestar esclarecimentos junto à legenda. A polêmica em torno das PCH"s motiva a abertura de CPI na Assembleia Legislativa e deixa a sigla em situação de desconforto - já que o comando do setor faz parte da cota do PR no staff estadual.
Presidente do Poder Legislativo, o deputado José Riva (PP) disse que a possibilidade de criação de CPI para investigar as PCH"s será discutida em reunião no colégio de líderes, na próxima terça-feira. Destacou que o tema entra no cenário de debates da Casa de Leis devido às constantes denúncias feitas principalmente por empreendedores - que interessados no setor têm encontrado dificuldades junto à Sema para assegurar uma justa participação nos procedimentos referentes às licenças ambientais.
A instalação da comissão tem gerado, segundo Riva, pressão sobre vários parlamentares. O deputado chamou ainda a atenção para a importância de esclarecimento dos fatos.
As indagações sobre a questão têm movimentado os bastidores do Palácio Paiaguás, que cobra do secretário Alexander Maia e ainda do PR uma exposição clara a respeito do funcionamento das PCH"s.
A permanência de Maia na equipe de primeiro escalão contou com apoio do ex-governador e senador Blairo Maggi (PR). Wellington entende que cabe ao partido cobrar uma exposição do gestor - em decorrência do compromisso da legenda com o governo do Estado.
Comentários