Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 12 de Março de 2011 às 20:55

    Imprimir


O número de pessoas expostas à radiação depois do acidente nuclear ocorrido no Japão neste sábado pode chegar a 160, segundo um funcionário da agência japonesa de segurança nuclear. O acidente aconteceu na central nuclear de Fukushima, depois que um forte terremoto atingiu o país na sexta-feira (11).

Nove pessoas já haviam mostrado uma possível exposição à radiação da usina, com base em informações de testes por parte das autoridades municipais e de outras fontes, mas as estimativas das autoridades sugerem que este número poderia subir a algo entre 70 e 160, disse o funcionário da Agência de Segurança Industrial e Nuclear, em entrevista coletiva.

Cerca de 140 mil pessoas já foram retiradas das áreas próximas a duas centrais nucleares no Japão. Em um raio de 20 quilômetros em torno de Fukushima Daiichi, estima-se que 110 mil pessoas tenham deixado a área. Outras 30 mil, que vivem em um raio de 10 quilômetros de Fukushima Daini, também tiveram que deixar o local.

Autoridades afirmam que a contagem ainda não foi encerrada. A ação deseja prevenir que mais pessoas sejam expostas à radiação.

O governo japonês afirma que os níveis de radiação em torno da usina nuclear "diminuíram nas últimas horas". De acordo com a agência da ONU para energia nuclear, com sede em Viena, houve um aumento inicial desses níveis mais cedo, mas eles estão se reduzindo.

O acidente na cidade de Fukushima foi classificado como de nível 4 na Escala Internacional de Sucessos Nucleares, que vai de 0 a 7. A classificação é a terceira mais alta já concedida, ficando atrás apenas do acidente em Three Mile Island, nos Estados Unidos, em 1979 (nível 5), e de Tchernobil, em 1986 (grau 7).

O reator Daiichi 1, ao norte da capital Tóquio, começou a vazar radiação depois que o terremoto de magnitude 8,9 causou um tsunami, prontamente levantando temores de um derretimento nuclear. O sistema de resfriação do reator nuclear falhou após os tremores, causando uma explosão que rompeu o telhado da usina.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/99345/visualizar/