Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 11 de Setembro de 2013 às 16:53
Por: Luy de Araújo

    Imprimir


O ministro da pesca Marcelo Crivela, o governador Silval Barbosa e o prefeito municipal Neurilan Fraga, assinaram nesta terça-feira (10.09) em Nortelândia, um convênio de R$ 16 milhões para o desenvolvimento da aquicultura em 15 municípios que integram o Consórcio de Desenvolvimento Econômico e Social, Ambiental e Turístico do Alto do Rio Paraguai. Com os investimentos, cerca de 500 famílias poderão ser beneficiadas com o consórcio, podendo se transformar em produtores de pescado.
 
 

 
 
O governador Silval Barbosa ressaltou que a aquicultura é um setor muito importante, mas que precisa de investimentos, sendo esse em Nortelândia e na região, grande expectativa de geração de emprego e renda. “Com esse convênio será possível alavancar os pequenos produtores da região. O Governo vai entrar forte em parceria como o Ministério da Pesca, ajudando a elaborar os projetos”, disse. De acordo com o governador, o convênio irá ajudar também na assistência técnica aos pequenos produtores e o objetivo é que o modelo da região seja utilizado para organizar essa cadeia produtiva nos outros 15 consórcios do Estado. 
 
 
 

 
O ministro da pesca Marcelo Crivella ressaltou que o convênio irá desenvolver toda a cadeia produtiva, desde a criação de alevinos, passando pela produção de rações, transporte e escoamento da produção. Cada município receberá incentivos para instalar uma das fases do processo. “Estamos dando um passo certo para estabelecer aqui uma cadeia produtiva rentável. Não estamos dando o peixe, estamos ensinando a pescar”, ressaltou o Ministro. 




O município de Nortelândia vem desde o inicio do ano demonstrando interesse em sediar o programa do Governo Federal, e ao ser executado, transformará a infraestrutura na região para o setor de piscicultura, ampliando a cadeia produtiva do peixe e gerando mais empregos e fonte de renda para centenas de famílias que serão alcançadas.



Em Nortelândia, deverá ser instalada a fábrica de beneficiamento do pescado, fábrica de ração e mini fábrica de biodiesel, usando as vísceras do peixe. Para o prefeito Neurilan Fraga, o convênio é importante, porque a população precisa de uma alternativa para a economia local. “Vai proporcionar dignidade para os produtores”, disse. 
 
 

 
 
No município de Alto Paraguai será construído um laboratório de produção de alevinos (filhotes de peixe), aproveitando parte de uma infraestrutura existente. O laboratório terá capacidade para produzir cinco milhões de alevinos por ano. Esse projeto vai beneficiar mais de 500 famílias de pequenos aquicultores de 15 municípios.
 
 

 
 
Os projetos estruturantes, prevêm o modelo de produção, de tanques escavados ou tanque de rede, assistência técnica, produção de alevinos, fabricação de ração e unidades de beneficiamentos, além da comercialização.
 

 
 
 
Estiveram presentes os deputados federais Wellington Fagundes e Eliene Lima; os deputados estaduais José Riva, Zé Domingos e Airton Português; os secretários Meraldo Sá (Sedraf) e Valdizete Nogueira (EMPAER), do presidente do consórcio e  prefeito de Nova Marilândia Wener Santos, prefeitos Adair (Alto Paraguai), Veceslau Botelho (Santo Afonso), José Mauro (Arenápolis), Pedro Tercy (Denise), Natanael Casavechia (São José do Rio Claro), Cristóvão Masson (Nova Olímpia), Júlio Florindo (Barra do Bugres), ex-prefeito de Diamantino Chico Mendes, vereadores da região, comerciantes, empresários e população em geral.





























Fonte: ASCOM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/9941/visualizar/