Reator nuclear de usina não sofreu danos, diz governo japonês
O contêiner do reator da central nuclear de Fukushima 1 onde foi registrada uma explosão não sofreu danos, afirmou neste sábado o porta-voz do governo, citando a operadora, a Tepco (Tokyo Electric Power).
Em nota divulgada há pouco, o governo nipônico também anunciou que o nível de radiação na usina nuclear após a explosão começou a baixar.
O nível de radioatividade registrado neste sábado na sala de controle do reator número 1 da central nuclear de Fukushima chegou a ser mil vezes superior ao normal, segundo a agência de notícias Kyodo.
ENTENDA
A usina Fukushima 1, localizada na região de Fukushima, no leste do Japão, teve seu sistema de resfriamento danificado pelo terremoto de magnitude 8,9 e subsequente tsunami que atingiram o país. Registrado às 14h46 no horário local (2h46 em Brasília), o abalo foi o maior da história do país.
A medição do nível de radiação que escapa da usina --feita pela Agência de Segurança Industrial e Nuclear do governo japonês, subordinada ao Ministério da Indústria-- sugere que o vazamento tenha proporções maiores do que as previstas anteriormente pelo ministro da Indústria Banri Kaieda.
Horas atrás, Kaieda admitiu a possibilidade de um pequeno vazamento de material radioativo na usina nuclear de Fukushima Daiichi após o governo decidir liberar vapor com teor radioativo como medida emergencial para reduzir a pressão sobre os reatores.
A agência de segurança nuclear diz que o elemento radioativo no vapor a ser liberado não vai afetar o ambiente e nem oferece risco à saúde --45 mil pessoas vivem no local a serão deslocadas.
Comentários