Hormônio da gravidez usado para emagrecer é vendido na internet
Não há clínicas oferecendo oficialmente a dieta do hCG no Brasil, mas quem procura, acha. Em sites, distribuidores norte-americanos divulgam o produto com a finalidade de emagrecimento. Há textos em português.
O especialista em terapia ortomolecular Wilson Rondó conta que alguns de seus pacientes fizeram a dieta em clínicas nos EUA. "Os resultados foram ótimos e me interessei. Mas prefiro usar outras dietas mais naturais."
Diz ele que, como as doses usadas são mínimas, os riscos também são pequenos. O hormônio pode causar problemas cardiovasculares.
O endocrinologista Alfredo Halpern afirma que a falta de efeitos colaterais é consequência da falta de efeitos em geral. "Não funciona. O segredo é a dieta de 500 kcal, que faz qualquer mortal emagrecer."
Para Halpern, o máximo que pode ocorrer é o estímulo da produção de testosterona: é que o hCG, produzido quando o embrião se implanta no útero, bloqueia o estrógeno, hormônio feminino.
Por isso, pessoas que usam anabolizantes para aumentar massa muscular incluem o hCG em seus "ciclos" (séries de substâncias tomadas para hipertrofia). Em fóruns de "marombeiros", alguns usuários dizem que podem conseguir a substância para interessados.
O hCG é aprovado para tratamento de fertilidade, diz a ginecologista Rosa Neme. "O uso para emagrecer é extra bula, não há proibição explícita."
Comentários