As autoridades locais estão à espera de uma determinação do Instituto Oceanográfico da Marinha do Equador (Indocar), que até o momento não divulgou um alerta oficial vinculado ao terremoto de 8,8 graus que atingiu a costa nordeste do Japão.
O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico emitiu um alerta de maremoto para a faixa litorânea que vai do México ao Chile, além da Oceania e das ilhas do Pacífico.
Está previsto que a onda chegue a Galápagos às 17h do horário local (20h de Brasília), enquanto atingirá o continente às 19h (21h de Brasília), informou o Indocar.
Assim, Villalta disse que "há tempo" para executar evacuações em Galápagos se for preciso. Neste caso, se pediria a todos os habitantes das ilhas que se desloquem ao ponto mais alto mais próximo, explicou Villalta.
Além disso, seriam retiradas todas as embarcações dos portos até uma distância de 5 milhas náuticas, onde não se sentiria a onda, disse o chefe da Reserva Marinha.
O presidente do Equador, Rafael Correa, reúne-se neste momento com os encarregados da resposta a emergências e está previsto que faça uma declaração pública em breve.
Comentários