Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 10 de Março de 2011 às 18:49

    Imprimir


A cidade de São Lourenço do Sul (164 km de Porto Alegre) decretou na tarde desta quinta-feira estado de calamidade pública por causa das chuvas que atingem o Rio Grande do Sul. Até as 17h15, a Defesa Civil confirmava oito óbitos, sendo que cinco foram identificados. Os bairros mais atingidos são Centro, Lomba, Barrinha e Navegantes.

De acordo com o decreto, a precipitação chegou a 446 mm, o volume de água afetou cerca de 50% da zona urbana e o nível do rio São Lourenço aumentou em 3 m. A prefeitura autorizou ainda a convocação de voluntários para ajudar ações para minimizar os efeitos da cheia. O decreto vale por 90 dias, prorrogáveis por mais 180.

O governador Tarso Genro (PT) irá ao município na sexta-feira. O chefe do Executivo disse que a Defesa Civil está autorizada a tomar todas as medidas imediatas para o atendimento à população. A administração estadual disponibilizou dois helicópteros que trabalham nos resgates.

A forte precipitação causou problemas também no trânsito. A Polícia Rodoviária Federal recomenda aos motoristas que queiram transitar entre Porto Alegre e o sul do Estado, tomem como alternativa à BR 116, as BRs 290 e 392. De acordo com a PRF, o desvio aumenta em cerca de 200 km a distância da viagem.

A Ecosul, que administra a BR-116 na região, disse no final da manhã que parte da ponte sobre o Arroio Pinto havia caído enquanto equipes da concessionária trabalhavam na recuperação da cabeceira da estrutura. Os trabalhadores "foram surpreendidos por um novo evento, de proporções maiores", afirmou a Ecosul, em nota. Equipes da concessionária foram ao local para avaliar as consequências do acidente.

Ajuda
A Defesa Civil do Estado prepara um caminhão com 800 colchões, kits limpeza e dormitório, além de cestas básicas que serão levados para o alojamento dos desabrigados, montado no Ginásio do Esporte Clube São Lourenço.

Segundo a prefeitura de Pelotas (município próximo a São Lourenço do Sul), a Secretaria de Cidadania e Assistência Social montou um posto de arrecadação de donativos. Eles podem ser entregues das 8h às 17h, no plantão social da secretaria, situado no prédio da pasta (rua Marechal Deodoro, 404). Podem ser doados roupas, colchões, alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, material de limpeza, fraldas descartáveis e principalmente água mineral.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/99636/visualizar/