Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 10 de Março de 2011 às 09:38

    Imprimir


Mato Grosso é o quinto Estado com mais servidores federais demitidos, cassados ou destituídos dos cargos no Brasil. Foram 91 funcionários públicos no período de janeiro de 2007 e fevereiro de 2011, à frente de estados como Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. A informação é da Controladoria Geral da União (CGU), que contabilizou 3.022 servidores punidos dessa forma no país desde o ano de 2003.

O auge das punições em Mato Grosso foi 2010, com 49, seguido dos anos de 2007 (21) e 2008 e 2009 (sete cada). A surpresa está em 2011. O ano mal começou e já são sete servidores federais demitidos, cassados ou destituídos. Dados específicos de cada Estado são apresentados somente entre os anos de 2007 a 2011. De 2003 a 2007, os números são gerais entre os estados.

A CGU não divulgou números específicos de Mato Grosso, como quais os órgãos que mais punem e os principais motivos, mas destacou (baseado nos números nacionais) que as punições acontecem desde 2003 pelos servidores se valerem indevidamente do cargo, por improbidade administrativa, abandono do cargo e recebimento de propina.

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Mato Grosso (Sindsep/MT), Carlos Alberto de Almeida, afirma que essas punições acontecem devido aos servidores postos nos cargos por indicações políticas. “Tem deputado que se diz dono do órgão”.

Almeida conta que os indicados assumem as mesmas funções que os concursados, mas sem compromisso com a entidade e, por isso, “sobra para os funcionários de carreira”.

Ele não soube informar a frequência com que acontecem as punições, porém destaca que a sindicato é mais procurado quando há processos administrativos. “Um processo desses fica mais de R$ 30 mil e o Sindicato disponibiliza advogado de graça aos sindicalizados”.

O presidente do Sindsep estima que 50% dos servidores públicos em Mato Grosso são formados por concursados. A outra metade é composta por indicações políticas, terceirizados e estagiários.

Rio de Janeiro (301), Distrito Federal (256), São Paulo (158) e Amazonas (104) são os quatro estados com mais servidores federais punidos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/99720/visualizar/