Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 11 de Setembro de 2013 às 08:34

    Imprimir


Após a realização de audiência pública na CMA, nesta terça-feira (10.09), a fim de discutir a exploração de minérios do Amazonas, o senador Blairo Maggi foi ao ministério de Minas e Energia falar sobre a logística para escoamento do potássio que, segundo ele, já está toda montada. Ao que o ministro Lobão antecipou-se à pauta assegurando, “Vocês estão todos querendo uma coisa que também estamos querendo”.



 
Segundo disse, quando iniciada a exploração do minério, caso fique mais cara que o que importação, o Governo encontrará uma compensação financeira. "Não podemos ficar o resto da vida dependentes deles (outros países), temos que produzir internamente", afirmou o ministro.



 
O senador Blairo Maggi explicou a Lobão que a logística para escoamento do potássio já está toda montada e que há volume de produção. Além disso, a localização é estratégica para transporte via Rio Madeira. “Com o volume da jazida de 40 milhões de toneladas temos com capacidade para 100 anos de exploração, é suficiente para abastecer o mercado interno e ainda exportar”, disse.


 
Segundo o diretor de geologia e recursos minerais da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais e Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Roberto Ventura Santos, o Brasil importa hoje 92% do potássio consumido e se nada for feito, em 2019 estará importando 100%. “Temos grande produção de alimento e pouco potássio. No entanto, somos detentores da 3ª maior reserva do Planeta. Uma área que abrange 14 municípios nos estados do Amazonas e Pará, na confluência dos rios amazonas e madeira, mas que ainda não foi explorada”, disse.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/9981/visualizar/