Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 07 de Março de 2011 às 22:33

    Imprimir


A cidade de Aquidauana, a 146 km de Campo Grande (MS), está isolada desde a noite de domingo (6) devido à chuva e deve decretar situação de emergência. O nível do rio que passa pela cidade está dez metros acima do normal. De acordo com a Defesa Civil estadual, o rio Aquidauana invadiu em 1,5 metro a estrada que dá acesso à cidade, impedindo o trânsito de veículos.

Já são dez os municípios afetados por inundações provocadas pelas cheias nos rios de Mato Grosso do Sul. De acordo com o órgão, já passam de mil as pessoas desalojadas ou desabrigadas pelas chuvas. Não há registro de óbitos.

Os municípios de Anastácio e Dois Irmãos, que ficam a 142 e 122 km da capital, respectivamente, já decretaram situação de emergência.

Outros sete municípios calculam os prejuízos e estudam se vão decretar emergência: Coxim, Miranda, Camapuã, Rio Verde, Ribas do Rio Pardo e Paranaíba.

Segundo o coronel Ociel Ortiz, coordenador da Defesa Civil de MS, o decreto depende dos prejuízos causados pela inundação. Se for superior a 5% do PIB municipal, a prefeitura pode recorrer ao decreto para conseguir recursos com a União para a reconstrução.

Em Paranaíba, a 422 km de Campo Grande, o leito do rio subiu e afetou a captação de água da cidade, que está sendo atendida por caminhões-pipa desde sexta-feira.

Há previsão de chuvas até a Quarta-Feira de Cinzas, de acordo com a Defesa Civil de MS. Com pouca vazão, os rios podem se elevar e colocar mais cidades em risco.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/99889/visualizar/