Repórter News - reporternews.com.br
CPI da Espionagem quer ouvir cinco ministros, Petrobras e ANP
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Espionagem, do Senado, aprovou nesta terça-feira (10) requerimento convidando cinco ministros para prestar esclarecimentos sobre as denúncias de que órgãos de inteligência norte-americanos espionaram mensagens e telefonemas no Brasil, incluindo a presidente Dilma Russef e a Petrobras, quarta maior petroleira do mundo.
Desde julho, reportagens publicadas pelo jornalista norte-americano Glenn Greenwald no jornal britânico “The Guardian” e no brasileiro “O Globo” revelam ações de espionagem do governo norte-americano no país. Nas duas últimas edições do Fantástico, da TV Globo, foram revelados documentos que evidenciam que os atos se estenderam à presidente e à Petrobras.
O requerimento aprovado na CPI pede o comparecimento ao Senado dos ministros Luiz Alberto Figueiredo (Relações Exteriores), Celso Amorim (Defesa), José Eduardo Cardozo (Justiça), Paulo Bernardo (Comunicações) e José Elito Siqueira (Gabinete de Segurança Institucional). Como são convites e não convocações, nenhum dos ministros é obrigado a comparecer.
Foi aprovado, ainda, o convite às presidentes da Petrobras, Graça Foster, e da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Magda Chambriard. Com exceção dos ministros das Comunicações e da Justiça, todas as demais autoridades tinham tido o nome solicitado nesta terça para prestar esclarecimentos nas comissões de Assuntos Econômicos e de Relações Exteriores.
A CPI aprovou, também, convite ao jornalista Glenn Greenwald e ao seu namorado, David Miranda, detido em julho por nove horas pela polícia britânica no aeroporto de Heathrow, em Londres. Na semana passada, dia em que a comissão foi instalada, foi aprovado requerimento que solicita à Polícia Federal proteção ao casal.
Greenwald começou a publicar as denúncias após receber documentos do ex-consultor da inteligência norte-americana Edward Snowden, procurado pela polícia dos Estados Unidos e mantido com asilo temporário na Rússia.
Também nesta terça a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou convite para os ministros da Justiça e do Gabinete de Segurança Institucional prestarem esclarecimentos sobre a denúncia de espionagem sobre a Petrobras. O requerimento foi proposto pelo deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS). Não há confirmação no Legislativo se Cardozo e Elito irão aceitar o convite.
Fonte:
Do G1, em Brasília
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/9998/visualizar/
Comentários