Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 30 de Agosto de 2007 às 19:31

    Imprimir


A temporada de concertos didáticos da Orquestra de Câmara do Estado de Mato Grosso neste mês teve início nesta quinta-feira (30.08) com apresentações nas escolas Diva Hugueney Siqueira Bastos (estadual) e Adventista do CPA (particular). Estudantes, professores e corpo técnico administrativo das escolas curtiram momentos de muita emoção. A começar pela execução do Hino Nacional. A maioria nunca havia visto ele ser tocado por uma orquestra.

"O Hino Nacional já é bonito quando a gente vê na televisão, mas assim ao vivo e tocado por uma orquestra é mais bonito ainda, é lindo. Estou muito emocionada", afirmou Helen Rocha de Oliveira, 14 anos, aluna da 8ª série da Escola Estadual Atrativa Diva Hugueney. "Eu que gosto muito de música clássica estou muito emocionada. A Orquestra é muito linda", disse Emanuelle Rezende de Jesus, 11 anos, aluna da 5ª série da Escola Adventista. Ela conta que toca violino e é filha de músicos: o pai toca violão e a mãe é pianista.

A Escola Diva Hugueney fica no bairro Aroeira, ma região da Morada da Serra, e possui 1.200 alunos. É a segunda vez que a Orquestra de Câmara se apresenta lá. A apresentação foi a partir das 8h30. Também pela segunda vez, a Orquestra esteve na Escola Adventista. A apresentação teve início às 10 horas. Lá já existe uma tradição musical. Além de um coral formado por 40 alunos do ensino médio, a escola possui muitos alunos que tocam instrumentos. Influência da tradição dos adventistas de organizar grupos musicais em suas igrejas.

A professora Silvana Teixeira de Moura, coordenadora pedagógica da Adventista lembra que a música incentiva o aprendizado. "Escola onde não tem música o aluno não gosta", observa ela. Opinião compartilhada por sua colega da Diva Hugueney. "Depois que começamos a trabalhar música com os alunos, o nível de aprendizado melhorou bastante, porque desperta o interesse dos alunos e estimula suas habilidades", testemunha Leuza Lúcia Ferreira Rosa, coordenadora pedagógica. "A presença da Orquestra de Câmara aqui foi sensacional, porque reforçou nosso trabalho e foi um momento de muita emoção", acrescentou.

Uma pesquisa feita na Dina Hugueney no ano apontou que 97% dos alunos nunca haviam assistido à apresentação de uma orquestra, revela a diretora da escola, professora Cândida Conceição de Castro. "A presença da Orquestra de Câmara aqui é um momento muito especial para nós. No primeiro ano ela ajudou a introduzir o trabalho que estamos fazendo com música. Os alunos aprendem história da música, sobre os instrumentos em geral, instrumentos regionais, música erudita, música regional, enfim, fazemos a interdisciplinaridade com a música", explica ela.

Instrumentos

O encantamento dos alunos com a Orquestra e a música só é superado pela curiosidade com os instrumentos. Nos momentos em que o maestro Leandro Carvalho faz a apresentação dos instrumentos e os músicos executam alguns acordes para apresentá-los também sonoramente, a rapaziada se delicia e revelam suas predileções. "Gosto do som do violino", diz Helen. "O violoncelo é muito bonito", afirma seu colega de 8ª série, Everton Soares, 14 anos. "Gostei de tudo", diz Ana Cláudia Stefania, 14. "Eu idem. A Orquestra é maravilhosa", acrescenta Angélica da Silva, 15, também da 8ª na Diva Hugueney. "Linda, me emocionei demais", diz Bárbara Verneiz de Jesus, 10 anos, 4ª série. Valéria Pescada, 15 anos, do 1º ano da Adventista também se expressou semelhante: "Ô, massa essa Orquestra. Adorei demais"

A maioria dos aplausos, no entanto, vai para a bateria e "aquele instrumento esquecido" que fica do lado. "O que é aquilo, tio?", pergunta Bárbara antes do início da apresentação. Um burburinho em volta dela revela a enorme curiosidade da turminha da frente. Depois que o percussionista Alex Teixeira manda nas baquetas, a moçada vai ao delírio. "A coisa que mais gostei foi a bateria e essa tal de bruaca", emenda Douglas Silva, 15 anos, da 8ª da Diva Hugueney. "Também. Sonzão massa!", exclamou Gustavo Ferreira, 13 anos, da 3ª série. "Tudo muito legal, mas aquela bateria... Foi demais", disse Karoline Morais, 15 anos, do 1º ano da Adventista. Raul Victor Griebel, 11 anos, da 5ª série também da Escola Adventista arrematou: "Um espetáculo!"

Mais concertos

Os concertos didáticos desta sexta-feira (31.08) acontecerão na Escola Estadual Tirantes, à 8h30, onde o comandante geral da Polícia Militar, Coronel Campos Filho, promete estar presente. Em seguida, às 10h, a Orquestra de Câmara de Mato Gross visita a Escola Municipal Dijane Ribeiro, no bairro Jardim Vitória.

Formação de platéias

Com o objetivo de levar a música à comunidade, contribuindo para a formação de platéias, os Concertos Didáticos serão realizados em 40 escolas de Cuiabá, Várzea Grande e do município de Nobres.

Único projeto da região Centro-Oeste a contar com o patrocínio do Grupo Votorantim, a série de Concertos Didáticos da Orquestra de Câmara do Estado segue até novembro. Mais informações: 3624 4729. Saiba mais sobre a Orquestra de Câmara do Estado no site www.orquestra.mt.gov.br .




Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/209123/visualizar/