Publicado em Terça - 13 de Agosto de 2019 | por O Dia

Cochilo durante o dia pode antecipar doença de Alzheimer

A nova pesquisa demonstra que essas regiões cerebrais (incluindo a parte do cérebro afetada pela narcolepsia) estão entre as primeiras vítimas de neurodegeneração na doença de Alzheimer. Portanto, cochilos diurnos excessivos – particularmente quando ocorre na ausência de problemas significativos de sono noturno – poderiam servir como um sinal de alerta precoce da doença.

Leia mais...
Saúde Abril

UFMT desenvolve produto que elimina larvas do Aedes aegypti

Publicado em Quarta - 22 de Maio de 2019 | por Diário de Cuiabá

Os resultados da pesquisa demonstram que estes compostos matam 100% das larvas do inseto em poucos minutos e são eficientes mesmo em baixas concentrações, mantendo sua atividade larvicida por até 30 dias, conforme informações da assessoria de imprensa da UFMT. O produto é ecologicamente amigável, ou seja, atinge seletivamente larvas do mosquito Aedes aegypti. Além disso, pode ser utilizado tanto em ambientes já contaminados, quanto para a prevenção.

Leia mais...

Pesquisa indica peixes que podem ser consumidos por brasileiros

Publicado em Terça - 02 de Abril de 2019 | por Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil Rio de Janeiro

O guia comprova que, além dos principais problemas enfrentados pelo Brasil na área pesqueira, que são a sobrepesca e a falta de gestão, outra dificuldade é a escassez de informações para o público consumidor em relação aos pescados vendidos.

Leia mais...

Professora de Tangará que visitou Nasa leva experiência à sala de aula

Publicado em Terça - 12 de Março de 2019 | por Gazeta Digital

Durante 10 dias, Silvana e a aluna conheceram as instalações espaciais da Nasa e também no Estado da Virgínia.

Leia mais...

Brasil assina termo de cooperação para usar satélites da União Europeia

Publicado em Quinta - 08 de Março de 2018 | por Agência Brasil

O Brasil assinou hoje (8), ao lado do Chile e da Colômbia, um acordo de cooperação para participar do programa Copernicus de Observação e Monitoramento da Terra da União Europeia (UE).

Leia mais...

Arqueólogos dizem ter solucionado mistério sobre 'múmia que grita' encontrada há mais de 100 anos

Publicado em Quarta - 28 de Fevereiro de 2018 | por Terra Noticias

Nos últimos dias, um grupo de arqueólogos egípcios, liderados por Zahi Hawass, disse que a múmia, encontrada em 1881 e tecnicamente conhecida desde então como "homem desconhecido E", era realmente Pentaur, o filho que conspirou contra o pai, o faraó Ramsés 3º, para ficar com o trono.

Leia mais...

'Múmia Gritando' intriga cientistas

Publicado em Domingo - 11 de Fevereiro de 2018 | por Extra

Uma teoria aponta que o mumificado tenha sido o príncipe Pentawere, filho de Ramsés III com Tiy, uma das suas esposas. Estudos apontam que Pentawere e Tiy conspiraram para tomar o trono no Egito. O faraó teria sido assassinado com um corte na garganta. O crime teria ligação com o filho e com a consorte.

Leia mais...

Inteligência artificial ajuda no diagnóstico precoce do câncer

Publicado em Sábado - 13 de Janeiro de 2018 | por Tempo

A tecnologia surge, novamente, como aliada na guerra contra o câncer. Pesquisadores da Universidade de Showa, no Japão, criaram um sistema de Inteligência Artificial (IA) que consegue detectar tumores de todos os tipos em estágio inicia.
Leia mais...

Cientistas usam vírus da zika para matar células de tumor cerebral

Publicado em Quarta - 06 de Setembro de 2017

Ovírus da zika é capaz de matar células-tronco de glioblastoma, um tipo mortal de câncer no cérebro, de acordo com um novo estudo realizado por cientistas americanos. As células-tronco dos tumores são especialmente resistentes aos tratamentos convencionais contra o câncer.


Leia mais...

O maior asteroide já visto pela NASA se aproxima da Terra nesta sexta

Publicado em Quinta - 31 de Agosto de 2017

O asteroide Florence, de 4,4 quilômetros de diâmetro, se aproximará do nosso planeta no dia 1º de setembro. Espera-se que percorra a uma distância de sete milhões de quilômetros da Terra, ou seja, 18 vezes maior do que a distância entre nosso planeta e a Lua.

Leia mais...