Repórter News - reporternews.com.br
Ciência/Pesquisa
Sexta - 05 de Abril de 2024 às 11:26
Por: Primeira Página

    Imprimir


Na próxima segunda-feira (8), dia do aniversário de Cuiabá, haverá um eclipse solar total. Isso significa que a noite vai chegar bem no início da tarde, em alguns estados dos Estados Unidos, Canadá e México.

eclipse solar

Porém, o fenômeno não poderá ser visto no Brasil, nem mesmo de forma parcial, mas é possível acompanhar ao vivo no canal do Youtube da Nasa, a agência espacial dos EUA, e na Disney+.

Em 15 estados dos Estados Unidos, o eclipse será visto de forma total, nos demais, de forma parcial. No México, Canadá e nas Américas do Norte e Central também será possível ver o fenômeno de forma total.

Segundo o Climatempo, as regiões onde ocorre o ápice deve escurecer totalmente, diferente do que houve ano passado no Brasil, que foi anular (um anel em volta do sol no ápice).

WhatsApp Image 2024 04 04 at 16.03.27 2

Neste cenário, um cuiabano ganhou destaque. Eduardo Baldaci, um astrônomo amador e que participa de vários eventos da NASA, será o coordenador de visualização do eclipse, na cidade de Titusville, na Flórida.

Eduardo explica que é preciso adotar algumas medidas de segurança para observar o eclipse. “Tenho visto algumas pessoas dizerem que é possível ver a olho nu e isso é um perigo, porque os raios solares podem ser nocivos aos olhos, então, é preciso ter uma proteção”.


Na Flórida, o eclipse será parcial. Ainda assim, no espaço coordenado por Eduardo, os observadores receberão óculos especiais e terão toda orientação de segurança para ver o fenômeno sem risco de agressão aos olhos.

Para observar o eclipse à distância, basta clicar no link.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/463899/visualizar/