Repórter News - reporternews.com.br
Ciência/Pesquisa
Segunda - 08 de Abril de 2024 às 06:36
Por: Nathalia Okde/Primeira Página

    Imprimir


No dia do aniversário de Cuiabá, nesta segunda-feira (8), haverá um eclipse solar total. Isso significa que a noite vai chegar bem no início da tarde, em alguns estados dos Estados Unidos, Canadá e México e no Brasil ainda será possível acompanhar o fenômeno, veja como.

Eclipse solar total (Foto: reprodução/internet)O eclipse solar de 8 de abril começará às 16h (horário de Brasília). (Foto: Reprodução)

Quem estiver no Brasil não conseguirá observar o evento acontecendo no céu, nem mesmo de forma parcial, mas será possível acompanhar o eclipse ao vivo pelo canal do Youtube da Nasa, a agência espacial dos EUA, e na Disney+.

O fenômeno de 8 de abril começará às 16h (horário de Brasília), na costa do México, e terminará às 17h (horário de Brasília), na costa Atlântica do Canadá.

O eclipse total terá duração máxima de 4 minutos e 28 segundos em uma área do território mexicano. A duração também vai depender da localização; em algumas cidades na América do Norte, os moradores poderão ficar no escuro total por até quatro minutos.

O Observatório Nacional, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, fará uma cobertura ao vivo com comentários em português.

Outra forma de assistir será acompanhando os lançamentos dos foguetes sonda que estudarão a atmosfera antes, durante e depois do eclipse. As decolagens serão entre 15h40 e 17h05 (horário de Brasília) e os foguetes estão programados para saírem com 45 minutos de intervalo.

Em 15 estados dos Estados Unidos, o eclipse será visto de forma total, nos demais, de forma parcial. No México, Canadá e nas Américas do Norte e Central também será possível ver o fenômeno de forma total.

Segundo o Climatempo, as regiões onde ocorre o ápice deve escurecer totalmente, diferente do que houve ano passado no Brasil, que foi anular (um anel em volta do sol no ápice).

Estima-se que cerca de 30 milhões de pessoas irão vivenciar a experiência. No último eclipse total que ocorreu nos EUA, em 2017, só 12 milhões conseguiram presenciar o dia virar noite.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/463922/visualizar/