Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 11 de Maio de 2006 às 09:17

    Imprimir


Uma das atrações que mais tem chamado à atenção durante o 33º Conbravet (Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária) é a Casa da Fazenda. O local está vinculado ao Espaço da Criança.

O Centro Federal de Educação Tecnológica de Cuiabá (CEFET) mensura a participação da Escola como importante canal para divulgar a população, os diversos cursos disponíveis; além de prestar educação informal, principalmente para as crianças, por meio da exposição dos animais e apresentação da transformação dos produtos in natura em produtos industrializados.

A instituição está com dois estandes e duas instalações para animais. As crianças e os visitantes podem ter contato com matérias-primas, como: mandioca, abóbora, coco, ovo; e de produtos já industrializados, por exemplo, queijos, carnes embaladas, mel processado, farinha, entre outros. O ambiente também permite a observação de animais do habitat rural, entre os quais: ovinos, suínos, bovinos, coelhos e aves.

Outra importante parceira - neste encantador e educativo projeto - a Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa e Extensão Rural), que está expondo artesanatos, doces fabricados pela agricultura familiar na zona rural e ervas medicinais.

No estande da Empaer as crianças recebem informações sobre os produtos expostos e são orientadas das formas de fabricação de brinquedos com produtos do campo. O espaço Casa da Criança conta com a coordenação da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECITEC), Cefet Cuiabá (Centro Federal de Educação Tecnológica de Cuiabá), Detran, Polícia Estadual Rodoviária, Lacbom, Sojamate, Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa Agropecuária) e Seder (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural).

Ceprotec expõe projeto Lavoura-Pecuária

Estudantes da unidade do CEPROTEC (Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica) de Sinop estão fazendo a apresentação de um projeto, no Conbravet, que visa fazer a integração da agricultura com a pecuária nas propriedades rurais. A proposta é colocar 500 cabeças de gado em 200 hectares de terra, nas propriedades, por três meses, em épocas que não for viável o plantio.

Os objetivos são: melhorar a viabilidade econômica das regiões norte e médio norte do Estado, fazer o uso das terras obsoletas em tempos de seca, melhorar a rentabilidade, fazer a utilização de resíduos do milho, arroz e algodão para a fabricação de ração e o uso de equipamentos e mão-de-obra da própria propriedade.

Segundo o estudante, Marcelo Amaral, “o projeto Lavoura-Pecuária foi desenvolvido para cinco anos. Nesse período contabilizando as despesas de implantação da infra-estrutura do primeiro ano na propriedade, como: curral e a compra do gado, o lucro estimado por ano deve sair em torno de 20% liquido”.

Já o aluno, Jéferson Ferareze ressalta que o projeto também tem uma função social importante, pois aumenta o número de empregos no campo e na cidade. “Na agricultura normal é gerada média de um a dois empregos diretos, com a implantação do gado, a média passaria de seis a oito e os indiretos na cidade, em média alcançariam 28, tanto no comércio, quanto na agroindústria e nos serviços”.

Para mais informações sobre o projeto desenvolvido pelos alunos do CEPROTEC de Sinop, os interessados devem visitar o estande do Ceprotec até nesta sexta-feira (12), e falar com os estudantes: Marcelo Amaral, Márcio Nogueira, Sebastião Gobato e Jéferson Ferareze que são os criadores do projeto.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário