Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 24 de Novembro de 2005 às 09:20
Por: Alecy Alves

    Imprimir


Uma criança morreu e outra está internada no Pronto-Socorro de Cuiabá com meningite meningocócica, a forma mais grave da doença. Ambas são moradoras da mesma rua do bairro Tijucal.

A morte aconteceu no início da tarde de ontem num hospital particular, onde o garoto de três anos deu entrada pela segunda vez por volta das 10 horas, em estado grave. O óbito ocorreu menos de 24 horas depois do primeiro atendimento recebido pela criança no serviço de pronto-atendimento da clínica.

No isolamento da pediatria do PS está internado o garoto de quatro anos que há 10 dias apresentou os primeiros sintomas. Os exames laboratoriais já comprovaram a doença. Quando ele chegou ao hospital, em estado grave, precisou ser levado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), de onde somente recebeu alta esta semana. Ontem o estado de saúde dele era estável.

Este é o segundo óbito por esse tipo de meningite registrado este mês em hospital de Cuiabá. O primeiro foi o da pequena Amanda Vitter, de 9 anos, moradora de Sinop, que morreu no dia 16, após três semanas de internação.

O diretor municipal de Vigilância à Saúde e Meio Ambiente, Gerson Blat, disse que no caso do garoto internado no PSMC já foi feita a quimioprofilaxia, que consiste na medicação com uso de antibióticos, das pessoas que tiveram contato direto com a criança. Nove pessoas, entre pais, parentes, vizinhos e amigos, foram submetidas ao tratamento.

O mesmo procedimento será adotado em relação às pessoas que estiveram com o garoto que morreu. Esta manhã, informou Blat, técnicos do serviço de Vigilância Epidemiológica estarão no bairro para fazer o levantamento das pessoas que mantiveram contato com o menino.

Gerson Blat, entretanto, observa que no caso do garoto que morreu não há diagnóstico oficial, apenas a suspeita baseada no quadro clínico e no fato de ele ser vizinho do outro garoto cujo exame deu positivo. Até início da noite de ontem, a família do garoto não havia autorizado a coleta do liquor da coluna para exame.

Este ano foram registrados 24 óbitos por meningite num total de 88 casos ocorridos em Cuiabá. Do tipo meningocócica foram notificados 14 casos na capital. Já no ano passado morreram 23 pessoas de diferentes variações da doença, num total de 137 notificações.

No Estado, 356 pessoas contraíram meningite das diversas tipologias - 54 evoluíram para óbito em 2004. A bactéria meningococo contaminou 22 pessoas. Este ano já foram registrados 288 casos, sendo 14 meningocócica e um total geral de 54 mortes.

Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, Beatriz Castro, nos dados sobre mortes não há especificação do tipo, o que impede de conhecer o índice de mortalidade pela meningocócica.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário