Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 30 de Maio de 2005 às 22:44

    Imprimir


Ancara - A Turquia recebeu com tranqüilidade a rejeição francesa à Constituição Européia e se mostrou convencida de que suas negociações de adesão à União Européia (UE) terão início na data prevista, apesar de especialistas acreditarem que a recusa dos franceses pode afetar as pretensões turcas.

Numa primeira declaração no domingo à noite, o chefe da diplomacia turca, Abdullah Gul, estimou que a rejeição da Constituição pela maioria dos franceses não tem relação com a pretensão de Ancara de se tornar membro da UE.

A decisão da UE de iniciar, a partir de 3 de outubro, as negociações de adesão da Turquia é irreversível, disse Gul em Bahrein, onde realiza uma visita oficial.

O resultado do referendo francês "não afeta a Turquia em absoluto", afirmou Gul, para quem as negociações sobre a adesão da Turquia não podem ser afetadas "por modificações políticas ou legais num país-membro" da União Européia.

O não francês poderá relançar o debate sobre o lugar da Turquia, país com maioria de muçulmanos e 71 milhões de habitantes, mas "a decisão da UE já foi adotada", disse Gul. No entanto, ele admitiu que o "grande debate" que surgirá na Europa sobre os resultados do referendo interessará "inevitavelmente" a seu país.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/337140/visualizar/