Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Terça - 19 de Abril de 2005 às 07:39

    Imprimir


Dando continuidade à itinerância do programa Rumos Artes Visuais 2005/2006, a curadora Cristiana Tejo esteve ontem em Cuiabá em busca dos novos talentos da região. Ela visitou ateliês e recebeu portfólios dos artistas locais. Em sua terceira edição, o Rumos Itaú Cultural Artes Visuais tem como proposta garimpar o melhor da produção contemporânea em todo o Brasil. Com base na realidade de cada região, o programa tem o objetivo de mapear, diagnosticar e fomentar a produção visual, detectando suas direções e apresentando os resultados em exposições e em um catálogo geral analítico.

O programa iniciou o diagnóstico da produção nacional em 1998 e foi a campo novamente em 2001. Em duas edições recebeu 3.071 inscrições, chamando a atenção para o trabalho de 153 artistas, entre eles Caio Reisewitz (SP), Caetano Dias (BA), Jorge Fonseca (MG), Juliana Stein (PR), David Cury (RJ) e Adriana Boff (RS).

Desta vez serão selecionados 60 portfólios que vão compor o Mapeamento Nacional da Produção Emergente 2005/2006, a ser exibido em uma grande exposição em São Paulo, em recortes curatoriais itinerantes, em livro e no site da instituição. A premiação inclui ainda a concessão de bolsas-ateliê no Brasil e exterior para artistas que se destacarem durante o programa.

A coordenadora curatorial desta edição é Aracy Amaral, que supervisionará a etapa de mapeamento, seleção e palestras que ocorrerão no período das inscrições. De março a junho, a equipe formada por Lisette Lagnado (curadora-coordenadora), Cristiana Tejo, Luisa Duarte e Marisa Mokarzel estará visitando todas as capitais brasileiras e algumas cidades do interior.

Além de investigar o cenário artístico regional, tem a missão de realizar, em alguns locais, palestras e/ou debates com a participação de críticos, teóricos, curadores e do coordenador geral do programa Rumos Artes Visuais, Marcelo Monzani. A inscrição é feita mediante preenchimento de ficha e envio de portfólio com obras produzidas a partir de 2003 ou inéditas -entre fotografias, esculturas, objetos, pinturas, gravuras, desenhos, instalações, videoinstalações, site specifics, intervenções, novas tecnologias e performances.

Histórico - O Rumos Itaú Cultural foi criado em 1997, sendo o pioneiro no mapeamento da produção artística nacional. Já apoiou o desenvolvimento de 457 projetos em artes visuais, cinema e vídeo, música, dança, literatura, mídia arte, literatura- audioficções e jornalismo cultural. Em 2005 estão sendo contempladas as áreas de artes visuais e educação arte e cultura esta última, pela primeira vez.

Os primeiros mapeamentos do Itaú Cultural na área de artes visuais aconteceram em 1998 e 2001. Dos 3.071 inscritos nas duas edições foram selecionados 153 artistas plásticos, entre os quais Caetano Dias, Iuri Sarmento, Maxim Malhado e Paulo Pereira, todos da Bahia.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário