Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 17 de Fevereiro de 2005 às 09:52
Por: Nelson Francisco

    Imprimir


Arequipa, Peru – Empresários de Mato Grosso e de Arequipa, a segunda maior cidade do Peru, com 1,2 milhão de habitantes, vão trocar informações a fim de firmar negócios entre o Brasil e o Peru, como prevê protocolo de intenção assinado na noite desta quarta-feira (16.02).

Pelo acordo firmado – o quarto documento assinado pela Federação das Industrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt) durante a Expedição Estradeiro (os outros três foram em Santa Cruz de la Sierra, La Paz, na Bolívia, e em Puno, no Peru – os empresários terão mais segurança nas transações comerciais envolvendo os dois países.

Do lado peruano, as federações das associações comerciais e industriais de Arequipa receberão os dados fornecidos pela Câmara de Comércio Exterior da Fiemt. “A expectativa é boa e abre discussão para se conhecer as potencialidades para o Peru e o Brasil”, afirmou o presidente da Câmara de Comércio e Industria de Arequipa, Gérman Freyre Castañeda.

Segundo ele, no momento em que as relações comerciais entre os paises vão se intensificando, os empresários têm mais oportunidade e garantias para fechar contratos. “É um passo importante porque assim vamos ter mais garantias e conhecer a realidade de cada lado”, disse.

Em 2004, Mato Grosso vendeu US$ 11,9 milhões em algodão, carnes, cereais e outros produtos para o Peru. No mesmo período, importou US$ 6,9 milhões em zinco e produtos hortícolas. De mato Grosso, os produtos seguem para o Peru pelos portos de Santos (SP), Paranaguá (PR), Tabatinga (AM), Porto Velho (RO), Brasiléia (AC) e Itajaí (SC). Já a porta de entrada dos produtos peruanos para Mato Grosso é o porto de Santos.

A partir do protocolo de intenção firmado, Gérman Freyre, que é empresário do setor têxtil, acredita que haverá mais oportunidades de negócios tanto para Mato Grosso como para o Peru.

Para o presidente do governo regional de Arequipa, Daniel Vera Ballón, a integração entre Mato Grosso e Arequipa se consolidou com a passagem da expedição pela região. “A integração nós dará mais oportunidade para superarmos as diferenças e promovermos o desenvolvimento”, disse ele durante jantar de negócios ocorrido no Hotel Libertador.

Empresários de Mato Grosso e Arequipa levaram um ano para negociar o protocolo de intenção assinado. Um dos itens estabelece a confiabilidade das informações para dar garantias aos empresários. “A verdadeira integração ocorre com a troca de informações e transações comerciais. Somos parceiros e queremos vender o que temos e comprar do Peru o que não temos”, disse o presidente da Fiemt, Nereu Pasini.

CHEGADA – Uma calorosa manifestação de populares recebeu a comitiva da Expedição Estradeiro 4. Por onde passou, até cegar ao hotel para pernoite, os integrantes da Estradeiro foram aplaudidos na rua.

A chegada da comitiva ocupou nesta quarta-feira a manchete principal do jornal El Pueblo, um dos maiores do Peru. O jornal destacou a disposição do governador Blairo Maggi de liderar o comboio até o Chile e sugerir a abertura de novos negócios.

No jantar de negócios, Maggi foi presenteado com um quadro e agradeceu a forma carinhosa com que a população recebeu a comitiva. “Vamos estreitar as relações de amizade para depois se transformar em negócios. Sem o esforço conjunto de cada Governo, cada político, autoridade, Estados e Municípios, a integração não sai do papel”, disse o governador.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário