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Governo Federal vai copiar modelo mato-grossense para pavimentar BR-163
A pavimentação da BR-163 pelo Governo Federal vai seguir o mesmo modelo do Programa de Consórcios Rodoviários Estaduais executado pelo Governador Blairo Maggi, em Mato Grosso. A afirmação foi feita nesta segunda-feira (14.06) pelo ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, em entrevista coletiva, no aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande.
O ministro veio a Mato Grosso para firmar convênios com o Estado e sete municípios do pólo de integração Noroeste para pavimentação, recuperação e manutenção de trechos das rodovias federais BRs 364, 163, 174, 070 e 158. No total foram liberados, nesta segunda-feira. R$ 43 milhões. Outros R$ 15 milhões aguardam liberação.
O programa de Consórcios Rodoviários do Governo de Mato Grosso está pavimentando e recuperando as rodovias estaduais por meio de parceiras do Governo com produtores rurais e Prefeituras. Segundo o ministro, o programa tem servido como exemplo para o Governo Federal para pavimentação da BR-163. “Tenho participado dessas discussões com o Ministro Ciro Gomes (ministro da Integração Nacional) e produtores de grãos aqui de Mato Grosso. A pavimentação da BR-163 está bastante adiantada. As audiências públicas devem ser realizadas ainda neste mês pelo Ministério do Meio Ambiente. A licitação do projeto de execução das obras é feito pelo Ministério do Transporte. Até meados do próximo ano começa efetivamente a pavimentação dessa rodovia”, garantiu o ministro.
O ministro elogiou a iniciativa do Governo do Mato Grosso em fazer as parcerias com os produtores rurais. “Essa experiência de Mato Grosso é inusitada, os próprios envolvidos na produção se interessarem em participar da pavimentação de rodovias para gerarem riquezas para o Estado”, avaliou.
Alfredo Nascimento disse ainda que a parceria do Governo Federal com a iniciativa privada para pavimentação da BR-163 também está servindo de exemplo para outras obras do próprio Governo Federal. “Tem provocado a ida de outros empresários para que outras rodovias economicamente viáveis tenha esse mesmo tratamento, como é o caso da BR-158”, disse.
Segundo o ministro, a importância da pavimentação da BR-158 é que ela representa a integração de vários meios de transportes para o escoamento da produção. A BR-158 sai de Mato Grosso, passa pelo Estado do Pará, cruza o Maranhão, integrando a Ferrovia Norte-Sul com o Porto de Taqui, no Maranhão. “Essa integração intermodal promove o barateamento dos custos e vai dar ao Estado de Mato Grosso condições de exportar a um ‘preço Brasil’ muito mais baixo”, afirmou o ministro.
CONVÊNIOS - O ministro informou que até o final do ano serão liberados os R$ 15, 4 milhões para o restante da aplicação no projeto de recuperação, manutenção e pavimentação das rodovias. No total serão investidos R$ 58,8 milhões.
O ministro esteve nesta segunda-feira, no município de Sapezal, junto com o governador Blairo Maggi visitando a obra de pavimentação da BR-364, na extensão que liga de Comodoro a Diamantino, onde serão gastos R$ 15,7 milhões. “A nossa expectativa é de que até o início do ano que vem dê boas condições de trafegabilidade nas rodovias do Estado”, disse ministro.
O ministro veio a Mato Grosso para firmar convênios com o Estado e sete municípios do pólo de integração Noroeste para pavimentação, recuperação e manutenção de trechos das rodovias federais BRs 364, 163, 174, 070 e 158. No total foram liberados, nesta segunda-feira. R$ 43 milhões. Outros R$ 15 milhões aguardam liberação.
O programa de Consórcios Rodoviários do Governo de Mato Grosso está pavimentando e recuperando as rodovias estaduais por meio de parceiras do Governo com produtores rurais e Prefeituras. Segundo o ministro, o programa tem servido como exemplo para o Governo Federal para pavimentação da BR-163. “Tenho participado dessas discussões com o Ministro Ciro Gomes (ministro da Integração Nacional) e produtores de grãos aqui de Mato Grosso. A pavimentação da BR-163 está bastante adiantada. As audiências públicas devem ser realizadas ainda neste mês pelo Ministério do Meio Ambiente. A licitação do projeto de execução das obras é feito pelo Ministério do Transporte. Até meados do próximo ano começa efetivamente a pavimentação dessa rodovia”, garantiu o ministro.
O ministro elogiou a iniciativa do Governo do Mato Grosso em fazer as parcerias com os produtores rurais. “Essa experiência de Mato Grosso é inusitada, os próprios envolvidos na produção se interessarem em participar da pavimentação de rodovias para gerarem riquezas para o Estado”, avaliou.
Alfredo Nascimento disse ainda que a parceria do Governo Federal com a iniciativa privada para pavimentação da BR-163 também está servindo de exemplo para outras obras do próprio Governo Federal. “Tem provocado a ida de outros empresários para que outras rodovias economicamente viáveis tenha esse mesmo tratamento, como é o caso da BR-158”, disse.
Segundo o ministro, a importância da pavimentação da BR-158 é que ela representa a integração de vários meios de transportes para o escoamento da produção. A BR-158 sai de Mato Grosso, passa pelo Estado do Pará, cruza o Maranhão, integrando a Ferrovia Norte-Sul com o Porto de Taqui, no Maranhão. “Essa integração intermodal promove o barateamento dos custos e vai dar ao Estado de Mato Grosso condições de exportar a um ‘preço Brasil’ muito mais baixo”, afirmou o ministro.
CONVÊNIOS - O ministro informou que até o final do ano serão liberados os R$ 15, 4 milhões para o restante da aplicação no projeto de recuperação, manutenção e pavimentação das rodovias. No total serão investidos R$ 58,8 milhões.
O ministro esteve nesta segunda-feira, no município de Sapezal, junto com o governador Blairo Maggi visitando a obra de pavimentação da BR-364, na extensão que liga de Comodoro a Diamantino, onde serão gastos R$ 15,7 milhões. “A nossa expectativa é de que até o início do ano que vem dê boas condições de trafegabilidade nas rodovias do Estado”, disse ministro.
Fonte:
Secom - MT
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/380552/visualizar/
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