Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 23 de Janeiro de 2024 às 18:05
Por: Giordano Tomaseli/Midia News

    Imprimir


Ector Gervasoni

Mato Grosso voltou a registrar alta no número de casos confirmados de Covid-19. Em apenas 22 dias de janeiro já foram confirmados mais casos do que em todo o mês de dezembro.

No Estado, foram registrados 1.977 casos confirmados do dia 1° de janeiro até esta última segunda-feira (22), enquanto em todo o mês de dezembro de 2023 foram 1.158 casos. Isso significa um crescimento de 70% - e considerando-se apenas os 22 dias de janeiro.

O mesmo aumento acontece na Capital, que teve 114 casos registrados de 1° a 31 de dezembro de 2023 e já registrou 140 casos notificados de 1° a 22 de janeiro, aumento de 22%. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).

Faltando ainda mais nove dias do mês de janeiro para serem contabilizados, este já é o mês com mais casos registrados em Mato Grosso desde o último mês de maio de 2023, quando o estado registrou acima de 2 mil casos pela última vez, sendo 2.068 no total.


Nova variante em MT

Uma nova subvariante da Covid-19 foi identificada em Mato Grosso na última semana. A JN 2.5 é uma variação da Ômicron e foi sequenciada e identificada pelo Lacen (Laboratório Central da Secretaria de Estado de Saúde).

A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 18 de janeiro de 2024 e apontou que quatro pacientes do sexo feminino tiveram o exame positivo para nova cepa e foram hospitalizadas. Uma delas já tinha Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e morreu.

A partir das informações coletadas na pesquisa, a Vigilância em Saúde e o Lacen vão atuar para compreender o caminho percorrido para que a nova variante chegasse até Mato Grosso, bem como acompanhar as pessoas que foram acometidas pela doença e orientar sobre às medidas pertinentes a serem tomadas.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Alessandra Moraes, destacou as medidas de proteção e a importância da vacinação.

“Não é necessário criar pânico, mas é preciso sempre estarmos em alerta aos sintomas gripais. Orientamos o uso de máscara em caso de gripe ou resfriado, além de lavar as mãos com sabão e/ou higienizar com álcool 70%. É importante também procurar a unidade de saúde mais próxima para que o médico defina a melhor condução do quadro. É imprescindível também a vacinação contra o coronavírus. Somente a imunização é eficaz na prevenção contra a doença”, ressaltou.





Comentários

Deixe seu Comentário