Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Segunda - 28 de Março de 2011 às 17:19
Por: Dr. Gilberto Anauate

    Imprimir


Crianças fazem de tudo para chamar a atenção dos pais. Principalmente, manha. O que dizer daquele menino que acorda chorando no meio da noite, reclamando de dor na perna? Ou daquela garotinha que demora a pegar no sono por causa do mesmo motivo? Na opinião do doutor Gilberto Anauate, chefe do departamento de Ortopedia do Hospital Santa Paula, em São Paulo, essas queixas devem ser levadas a sério, já que 15% das crianças sofrem de ‘dor de crescimento’.

 “Apesar de o problema não ser classificado como doença, trata-se de uma condição que acomete crianças a partir dos três anos de idade, podendo incomodar bastante durante a fase de crescimento. Como a frequência de dor pode variar de uma criança para outra, há desde aquelas que mal conseguem participar das aulas de educação física na escola, até as que sofrem mais no período noturno”, diz o especialista.

 Anauate afirma que a dor de crescimento geralmente acomete as duas pernas. “É bom deixar claro que crescer não dói. Mas, dependendo de seu sistema músculo-esquelético, a criança pode sentir dor ao final do dia, depois de ter corrido, pulado e praticado esportes. Nesses casos, recomendamos diminuição das atividades esportivas enquanto acompanhamos o caso”.

 Para que a criança tenha um sono mais tranquilo, os pais podem fazer uma massagem terapêutica, esfregando suavemente onde dói. Durante o dia, também é recomendável a criança alongar os músculos dos membros inferiores, contando com supervisão de um adulto.

 Na opinião do médico, quando os pais percebem que a reclamação de dor é frequente, persistente, e se estende do início da noite até o começo da manhã do dia seguinte, devem desconfiar de que não se trata apenas de manha. Nesses casos, é recomendável procurar um ortopedista, principalmente se a dor for acompanhada de inchaços, vermelhidão ou formigamento. Afinal, episódios de dor mais intensa exigem prescrição de analgésicos.

Dr. Gilberto Anauate, médico ortopedista, chefe do Departamento de Ortopedia do Hospital Santa Paula, em SP – www.santapaula.com.br



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/716/visualizar/