Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 04 de Março de 2011 às 17:09

    Imprimir


O Palácio de La Moneda decidiu "por motivos de segurança" proibir as visitas públicas ao salão onde morreu o presidente Salvador Allende em 11 de setembro de 1973, durante o golpe militar liderado pelo general Augusto Pinochet.

"Não existe cenário político algum" na decisão de não incluir dentro do itinerário de visitas guiadas à sede do Governo o salão onde, segundo a história, se suicidou o presidente socialista, disse à Agência Efe o diretor administrativo do Palácio de La Moneda, Aldo Sabat.

Esta medida, que foi revelada pela edição chilena do jornal "Le Monde Diplomatique", ocorre no momento em que a Justiça chilena investiga as circunstâncias em que aconteceu a morte do líder.

"O Palácio de La Moneda abriga a Presidência da República e três ministérios, por isso é impossível levar mais de 400 pessoas diariamente por áeras que, por segurança, estão restringidas e que abrigam escritórios e salas de reuniões", detalhou Sabat.

Ao ressaltar que a medida não tem uma aparência política, o diretor administrativo do palácio presidencial citou como exemplo que durante a celebração do Dia do Patrimônio cerca de 12 mil pessoas visitaram a dependência que agora permanece fechada ao público.

Além disso, La Moneda autoriza outro tipo de visita não ordinária, como a realizada em 11 de setembro - data em que se lembra o golpe militar - pelo Agrupamento de Familiares de Detidos Desaparecidos.

O conjunto "Presidente Allende", dependências que recriam o cenário onde o ex-governante se suicidou, foi inaugurado pela ex-presidente Michelle Bachelet em 11 de setembro de 2008.

Um ano depois, e durante a celebração do aniversário número 36 do levantamento militar de Pinochet, Bachelet fez referência às "polêmicas" geradas pela inauguração das dependências do segundo andar do Palácio de La Moneda em homenagem a Salvador Allende.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/100096/visualizar/