Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 03 de Março de 2011 às 16:13

    Imprimir


O forte crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em 2010 fez com que o Brasil tivesse a quinta maior expansão econômica dos países do G20 no ano passado, de acordo com o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o PIB brasileiro cresceu 7,5% em 2010, ante queda de 0,6% no ano anterior.
 

O forte crescimento é explicado pelo reaquecimento da economia após a crise econômica que começou em 2008 e culminou na variação negativa do PIB em 2009. Mas, enquanto a maioria das economias desenvolvidas ainda engatinha na recuperação, o Brasil registrou no ano passado o maior crescimento desde 1986.

O aumento só ficou atrás --considerando as 20 principais economias do mundo-- de China, Índia, Argentina e Turquia.

Nos Estados Unidos --onde os problemas com as hipotecas "subprime" (de alto risco) se tornaram o cerne da crise financeira--, a economia registrou alta de 2,8%. O número inicialmente divulgado, de 3,2%, foi revisado pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos.

Essa revisão para baixo não era esperada por analistas, que previam uma elevação da estimativa para 3,3%.

A mudança nos números é atribuída principalmente a uma redução maior do que a prevista anteriormente nos gastos do governo, tanto em nível estadual quanto local. A estimativa de queda passou de 0,9% para 2,4%.

Em 2009, o PIB do país registrou retração de 2,4%.

Na União Europeia, que enfrenta problemas graças ao alto endividamento público de alguns de seus países-membros, a expansão foi de 1,7%, mesma variação do PIB da zona do euro (grupo de 16 países do bloco que usam o euro como moeda única).

Apesar de abaixo do dado registrado nos EUA, o númerorrepresenta forte melhora em relação à recessão sem precedentes sofrida pelo bloco em 2009, com recuos de 4,1% do PIB na zona euro e 4,2% na UE.

Entre os principais países do bloco, a Alemanha registrou a maior variação positiva no período, de 3,6% ante 2009.

A Grécia, que passa por uma crise fiscal e recebeu ajuda financeira da UE e do FMI (Fundo Monetário Internacional) para conter seus deficit, registrou queda de 4,5% no PIB no ano passado.

O Japão, por outro lado, registrou alta de 3,9% na variação do PIB no ano passado, depois de registrar queda de 6,3% em 2009.

EMERGENTES

Entre os principais emergentes, o Brasil registrou apenas o terceiro melhor resultado no ano. A China registrou expansão vigorosa, de 10,3%, enquanto a Índia Índia teve crescimento de 8,6%. Completando os Brics (grupo dos principais emergentes), o PIB da Rússia subiu 3,8% na mesma base.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/100255/visualizar/