onvênio garante mais 60 leitos no Hospital Santa Helena
Dando continuidade às ações de Governo para a ampliação da capacidade de atendimento médico gratuito à população de Mato Grosso, o governador Silval Barbosa, acompanhado do secretário de Estado de Saúde, Pedro Henry, visitou nesta quarta-feira (02.03), as obras de reforma do quarto piso do Hospital Filantrópico Santa Helena.
Referência em maternidade no Estado, o Hospital Santa Helena atende uma média de 1.100 pacientes por mês. Ao dia, são cerca de 30 partos. “Tenho 29 anos de gestão no hospital e a cada dia a demanda vai crescendo. Hoje estamos com o hospital lotado”, comentou o diretor do hospital, o médico Marcelo Sandrin. Mais de 90% do atendimento é voltado para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
A reforma que está em andamento garantirá a ampliação do hospital em mais 60 leitos, num investimento do Governo do Estado assinado pelo diretor da instituição, pelo secretário Pedro Henry e pelo governador durante a visita. O documento prevê a injeção de R$ 2 milhões para as obras de reforma e adequação do pavimento, que possui uma área total de 1.000 metros quadrados. Segundo o diretor do hospital, a visita do governador é um momento especial. “Essa é a primeira visita de um governador na nossa casa, isso demonstra a preocupação que esta gestão tem com o social”, afirmou.
Segundo Pedro Henry, a ação faz parte do planejamento de Governo para a reestruturação do atendimento da população mato-grossense pelo SUS. A proposta é implementar a estrutura existente nos hospitais da Capital, para desafogar o fluxo de pacientes nos Prontos Socorros de Cuiabá e Várzea Grande. “Somadas a construção da Ala Verde no Pronto Socorro de Cuiabá, a ampliação no Santa Helena e a inauguração do Hospital Metropolitano de Várzea Grande, serão 207 vagas até o final de maio”, destacou.
Durante a visita, Pedro Henry anunciou ainda o apoio do Governo do Estado ao Hospital Beneficente Bom Jesus de Cuiabá. “Estamos estudando a possibilidade de assinar este convênio para a ampliação em mais 57 leitos, que serão destinados à permanência de longa duração”.
Na solenidade de assinatura do convênio, o governador Silval Barbosa reafirmou o compromisso de atuar em unidade com os gestores de saúde para a melhoria no atendimento e nos serviços de atendimento à população mato-grossense. “Precisamos fazer a diferença, e todo o apoio que o Governo do Estado puder fazer neste sentido será feito. Faço o compromisso aqui, que quando concluídas as obras deste pavimento e a direção do hospital se sentir preparada para dar continuidade à construção do quinto piso, firmaremos um outro convênio para liberação de recursos”, concluiu.
Comentários